Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes transformações políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deverá apresentar o tema e contextualizar a Inglaterra do século XVII. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 20 minutos para pesquisar sobre o subtópico que foi atribuído ao seu grupo. Eles deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis. Você pode adotar como subtópicos, por exemplo: a situação social e política na Inglaterra; consequências da Revolução Inglesa para a Revolução Industrial etc.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos terão 30 minutos para debater em grupo e preparar seus argumentos. O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor do subtópico, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contra.

  4. Etapa 4 - Debate em júri

    Os grupos irão se apresentar em um debate em júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e 3 minutos para réplica.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Você irá avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão fazer uma tarefa de casa, como um texto reflexivo sobre o tema ou uma pesquisa mais aprofundada sobre a Inglaterra do século XVII.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica
  • Estimular o trabalho em equipe
  • Promover a pesquisa e a busca por informações confiáveis
  • Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação de argumentos
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência e consistência dos argumentos
  • Respeito às opiniões dos colegas
  • Capacidade de síntese e apresentação de argumentos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Inglaterra do século XVII
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis
  • Mediar o debate e garantir o respeito às opiniões dos colegas
  • Avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao seu grupo
  • Debater em grupo e preparar argumentos
  • Apresentar argumentos em um debate em júri
  • Fazer perguntas e comentários na conclusão da aula
  • Realizar a tarefa de casa (opcional)