Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes transformações políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos práticos serão apresentados para os estudantes, a fim de tornar a aula mais envolvente e didática.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a Inglaterra do século XVII. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa (ou algum outro material), que será disponibilizado previamente por você. Eles deverão fazer anotações e identificar as ideias centrais e sub-ideias do vídeo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com a ideia central "Inglaterra do século XVII" e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir seus mapas conceituais. Cada grupo deverá apresentar seu mapa para a turma e explicar suas ideias centrais e sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Você irá apresentar exemplos práticos sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa para ilustrar e contextualizar as ideias centrais e sub-ideias dos mapas conceituais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce as ideias centrais e sub-ideias apresentadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um texto sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa, utilizando as ideias centrais e sub-ideias do mapa conceitual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das ideias centrais e sub-ideias no mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Qualidade da tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa para os alunos assistirem antes da aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar as ideias centrais e sub-ideias dos mapas conceituais.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar as ideias centrais e sub-ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central "Inglaterra do século XVII" e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar as ideias centrais e sub-ideias dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Realizar a tarefa de casa.