Aula sobre Entendendo O Conceito De Revolucao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolução é um tema recorrente na História, e é importante que os alunos compreendam o conceito e suas especificidades. Aqui, vamos trabalhar com a Revolução Russa, que teve grande impacto no mundo e é um exemplo importante para entendermos o conceito de Revolução.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o problema central: "O que é uma Revolução e como ela pode mudar o mundo?".

  2. Etapa 2 - Organização

    Os alunos devem ser organizados em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre a Revolução Russa e suas especificidades. Disponibilize livros, enciclopédias, jornais e revistas antigas para que os alunos possam fazer a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e discutir sobre as especificidades da Revolução Russa.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os grupos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas análises e sínteses para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e o desempenho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de informações.
  • Qualidade da síntese apresentada pelo grupo.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central.
  • Disponibilizar recursos analógicos para a pesquisa.
  • Orientar os grupos na análise e síntese das informações.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre a Revolução Russa.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as análises e sínteses para a turma.