Aula sobre Entendendo O Conceito De Revolucao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Esse momento tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o conceito de Revolução e sua importância histórica. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá escolher um problema relacionado à Revolução Russa. Forneça algumas sugestões, como: "Como a Revolução Russa influenciou a política mundial?", "Quais foram as principais causas da Revolução Russa?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis alternativas para o problema escolhido. Forneça materiais de pesquisa, como livros e revistas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, os grupos deverão escolher uma solução para o problema. Oriente os alunos a escolherem uma solução que seja viável e que possa ser apresentada em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser feito em papel sulfite e poderá ser decorado pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma.Avalie a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a compreensão do conceito de Revolução e sua importância histórica.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentada.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema e na geração de alternativas.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na análise crítica dos mesmos.
  • Avaliar as apresentações e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir possíveis alternativas para o problema escolhido.
  • Criar o diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.