Aula sobre Entendendo O Conceito De Revolucao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos o conceito de revolução e suas especificidades, com foco na Revolução Russa e seu significado histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas, que servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente e contextualize o conceito de revolução, explicando suas características e importância histórica.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um estudo de caso sobre a Revolução Russa. Eles deverão ler e analisar o estudo de caso, identificando as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Cada grupo deverá criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações relevantes sobre a Revolução Russa. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do infográfico

    Cada grupo deverá preencher o template de infográfico com as informações relevantes sobre a Revolução Russa, utilizando recursos disponíveis, como lápis, canetas e papel.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas e como elas se relacionam com o estudo de caso sobre a Revolução Russa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir em grupo as informações apresentadas pelos grupos e como elas se relacionam com o conceito de revolução e seu significado histórico.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de infográfico.
  • Promover a reflexão crítica sobre o conceito de revolução e sua importância histórica.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das especificidades e dos desdobramentos mundiais da Revolução Russa.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o conceito de revolução.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir o estudo de caso sobre a Revolução Russa.
  • Orientar os alunos na criação do template de infográfico e no preenchimento das lacunas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o estudo de caso sobre a Revolução Russa.
  • Criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações relevantes sobre a Revolução Russa.
  • Preencher o template de infográfico com as informações relevantes sobre a Revolução Russa, utilizando apenas recursos analógicos.
  • Apresentar o infográfico para a turma, explicando as informações contidas e como elas se relacionam com o estudo de caso sobre a Revolução Russa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.