Aula sobre Entendendo O Conceito De Revolucao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos o conceito de Revolução, suas características e desdobramentos mundiais, com foco na Revolução Russa e seu significado histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema, explicando o conceito de Revolução e sua importância histórica. Serão utilizados recursos, como cartazes e imagens impressas, para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos na criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras do jogo
Explique as regras básicas do jogo de tabuleiro, como o número de jogadores, o objetivo do jogo e as ações que podem ser realizadas.Etapa 4 - Definição dos subtópicos
Cada grupo irá escolher um subtópico relacionado ao tema, como "Causas da Revolução Russa", "Desenvolvimento da Revolução Russa" ou "Consequências da Revolução Russa".Etapa 5 - Criação do jogo
Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados, pinos e cards de perguntas e ações. Auxilie na criação e na organização dos materiais.Etapa 6 - Jogando o jogo
Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações relacionadas ao tema.Etapa 7 - Discussão final
Ao final da atividade, promova uma discussão em sala de aula sobre o tema da aula, destacando as principais características da Revolução Russa e seu significado histórico.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
- Compreensão dos alunos sobre o conceito de Revolução e sua importância histórica.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
- Participar ativamente da discussão final sobre o tema da aula.