Aula sobre Entendendo O Conceito De Revolucao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos o conceito de Revolução, suas características e desdobramentos mundiais, com foco na Revolução Russa e seu significado histórico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o conceito de Revolução e sua importância histórica. Serão utilizados recursos, como cartazes e imagens impressas, para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos na criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição das regras do jogo

    Explique as regras básicas do jogo de tabuleiro, como o número de jogadores, o objetivo do jogo e as ações que podem ser realizadas.

  4. Etapa 4 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo irá escolher um subtópico relacionado ao tema, como "Causas da Revolução Russa", "Desenvolvimento da Revolução Russa" ou "Consequências da Revolução Russa".

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados, pinos e cards de perguntas e ações. Auxilie na criação e na organização dos materiais.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações relacionadas ao tema.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Ao final da atividade, promova uma discussão em sala de aula sobre o tema da aula, destacando as principais características da Revolução Russa e seu significado histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
  • Compreensão dos alunos sobre o conceito de Revolução e sua importância histórica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
  • Participar ativamente da discussão final sobre o tema da aula.