Entrevista

Nessa aula de Português, vamos conhecer o gênero Entrevista. Se concentre e bom aprendizado|!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    No gênero Entrevista iremos encontrar:

    A) Informação e opinião.

    B) Improviso e descontração.

    C) Linguagem formal.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    A entrevista é um gênero textual muito importante na comunicação social, seja para fins jornalísticos, acadêmicos ou simplesmente para conhecer melhor uma pessoa. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais, levando em conta o contexto e a temática abordada. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e motivadora para os estudantes. Para isso, os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo fictício de entrevistas, em que irão definir o nome, objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final e o motivo pelo qual seu jogo será engajador e um sucesso.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    A entrevista é uma ferramenta importante no jornalismo e em diversas áreas de atuação, pois permite obter informações e dados relevantes sobre um tema ou pessoa. Nesta atividade, os alunos irão aprender a planejar e realizar uma entrevista, utilizando a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia. Para isso, será necessário conhecer bem o entrevistado e a temática abordada, elaborar um roteiro de perguntas e garantir a relevância das informações obtidas. Com essa atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e organização, além de aprender a trabalhar em equipe.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    A entrevista é um gênero textual muito utilizado em diversas áreas, como o jornalismo, a pesquisa e a literatura. É uma forma de obter informações de uma pessoa sobre um determinado assunto. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia Design Sprint para criar um template de entrevista em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Para isso, será utilizado como exemplo a criação de uma entrevista com um especialista em saúde sobre os cuidados com a alimentação. A ideia é que, ao final da aula, os alunos estejam aptos a planejar e realizar entrevistas orais levando em conta o gênero e o contexto de produção.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A entrevista é uma das formas mais interessantes de se obter informações e conhecer diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto. Ela pode ser aplicada em diversas áreas, como no jornalismo, na pesquisa acadêmica, na política, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão aprender como planejar e realizar uma entrevista de forma eficiente. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes farão uma atividade prévia em casa sobre o tema antes de colocarem a mão na massa presencialmente.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A entrevista é uma ferramenta essencial no jornalismo e em diversos outros campos profissionais. No cotidiano dos estudantes, pode ser encontrada em programas de televisão, rádio, jornais, revistas e até mesmo em blogs e redes sociais. A entrevista é uma forma de se obter informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, além de ser uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas e aprimorar as habilidades de comunicação. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, rádio, internet ou em revistas e jornais. Ela é utilizada para obter informações e opiniões de especialistas, personalidades e pessoas comuns sobre determinado assunto. Nesta atividade, será trabalhado o Modelo de Debate Crítico (MDC), que é uma metodologia ativa que visa desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes. A entrevista será utilizada como tema para que eles possam aplicar essa metodologia e desenvolver habilidades importantes para sua formação. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, que irá auxiliá-los na avaliação do desempenho de seus colegas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: