Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A entrevista é um gênero textual muito utilizado em diversas áreas, como o jornalismo, a pesquisa e a literatura. É uma forma de obter informações de uma pessoa sobre um determinado assunto. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia Design Sprint para criar um template de entrevista em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Para isso, será utilizado como exemplo a criação de uma entrevista com um especialista em saúde sobre os cuidados com a alimentação. A ideia é que, ao final da aula, os alunos estejam aptos a planejar e realizar entrevistas orais levando em conta o gênero e o contexto de produção.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e o objetivo da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e terão que listar as principais dúvidas e perguntas que têm sobre a alimentação saudável. Forneça um material de apoio, como textos, vídeos e imagens, para ajudá-los a entender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos terão que criar um roteiro de perguntas para a entrevista com o especialista em saúde. Cada grupo apresentará seu roteiro e o professor fará uma análise coletiva para identificar pontos que possam ser melhorados e aprimorados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão escolher o roteiro mais completo e adequado para a entrevista. Faça uma análise coletiva para ajudar os alunos a escolherem o melhor roteiro.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão simular a entrevista com o especialista em saúde, baseados no roteiro escolhido. Faça anotações e dê feedbacks para que os alunos possam aprimorar a entrevista.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos farão a gravação da entrevista e farão a edição em áudio ou vídeo. Eles também criarão uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de uma reportagem multimidiática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento e realização de entrevistas orais;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Adequação do roteiro de perguntas ao contexto da entrevista;
  • Qualidade da simulação da entrevista com o especialista em saúde;
  • Qualidade da edição em áudio ou vídeo da entrevista.

Ações do professor

  • Fornecer material de apoio para ajudar os alunos a entender melhor o tema;
  • Dar feedbacks e orientações para aprimorar a entrevista;
  • Analisar coletivamente os roteiros de perguntas para ajudar os alunos a escolherem o melhor.

Ações do aluno

  • Listar as principais dúvidas e perguntas sobre o tema;
  • Criar um roteiro de perguntas para a entrevista com o especialista em saúde;
  • Simular a entrevista e fazer a edição em áudio ou vídeo.