Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A entrevista é uma ferramenta importante no jornalismo e em diversas áreas de atuação, pois permite obter informações e dados relevantes sobre um tema ou pessoa. Nesta atividade, os alunos irão aprender a planejar e realizar uma entrevista, utilizando a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia. Para isso, será necessário conhecer bem o entrevistado e a temática abordada, elaborar um roteiro de perguntas e garantir a relevância das informações obtidas. Com essa atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e organização, além de aprender a trabalhar em equipe.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações. Apresente aos alunos exemplos de entrevistas em diferentes áreas de atuação.

  2. Etapa 2 - Exploração da temática

    Os alunos irão explorar a temática da entrevista, pesquisando sobre o assunto e discutindo em grupos. Provoque reflexões sobre a importância da entrevista e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.

  3. Etapa 3 - Apresentação do mapa de empatia

    Apresente o mapa de empatia e explique como ele funciona. Se possível, apresente exemplos de mapas de empatia para que os alunos possam entender melhor a sua aplicação.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão dividir-se em grupos e criar um mapa de empatia sobre a pessoa que decidirem entrevistar. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", a fim de entender melhor o entrevistado e a temática abordada.

  5. Etapa 5 - Elaboração do roteiro de perguntas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão elaborar um roteiro de perguntas para a entrevista. Oriente-os sobre como organizar as perguntas e garantir a relevância das informações obtidas.

  6. Etapa 6 - Realização da entrevista

    Os alunos irão realizar a entrevista com a pessoa escolhida, utilizando o roteiro de perguntas elaborado. Oriente-os sobre a postura adequada durante a entrevista e como manter a continuidade temática.

  7. Etapa 7 - Edição da entrevista

    Os alunos irão editar a entrevista em texto, áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista. Oriente-os sobre como adequar a entrevista ao seu contexto de publicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização;
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Organização e relevância das perguntas elaboradas para a entrevista;
  • Qualidade da entrevista realizada, levando em conta a postura adequada e a continuidade temática;
  • Qualidade da edição da entrevista, incluindo a contextualização inicial e a fala de encerramento;
  • Participação ativa e engajada dos alunos durante todas as etapas da atividade;
  • Aplicação da metodologia Design Thinking e do mapa de empatia de forma adequada e eficiente.

Ações do professor

  • Orientar e provocar reflexões sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações;
  • Apresentar o mapa de empatia e orientar sobre a sua aplicação;
  • Orientar sobre a elaboração do roteiro de perguntas e garantir a relevância das informações obtidas;
  • Convidar um entrevistado para a realização da entrevista;
  • Orientar sobre a postura adequada durante a entrevista e sobre a continuidade temática.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e discutir em grupo;
  • Criar um mapa de empatia sobre o entrevistado e a temática abordada;
  • Elaborar um roteiro de perguntas para a entrevista;
  • Realizar a entrevista com postura adequada e mantendo a continuidade temática;
  • Editar a entrevista em áudio ou vídeo, incluindo a contextualização inicial e a fala de encerramento.