Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A entrevista é um gênero textual muito importante na comunicação social, seja para fins jornalísticos, acadêmicos ou simplesmente para conhecer melhor uma pessoa. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais, levando em conta o contexto e a temática abordada. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e motivadora para os estudantes. Para isso, os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo fictício de entrevistas, em que irão definir o nome, objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final e o motivo pelo qual seu jogo será engajador e um sucesso.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Introduza o tema da atividade, explicando a importância da entrevista como gênero textual e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo sobre entrevistas

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre as diferentes formas de entrevista, como elas são realizadas e quais os objetivos de cada uma delas. Oriente a discussão e traga exemplos práticos para ilustrar os diferentes tipos de entrevistas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro para o jogo fictício de entrevistas, seguindo as instruções dadas pelo professor. Eles deverão pensar em um nome para o jogo, definir o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas, as informações para o consumidor final e o motivo pelo qual seu jogo será engajador e um sucesso.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando as escolhas feitas e justificando o motivo pelo qual seu jogo será engajador e um sucesso. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre cada proposta.

  5. Etapa 5 - Planejamento de uma entrevista

    Os alunos irão escolher um tema para a entrevista e, em grupos, irão planejar uma entrevista oral. Eles deverão levantar informações sobre o entrevistado e a temática e elaborar um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

  6. Etapa 6 - Realização da entrevista

    Os grupos irão realizar as entrevistas orais, utilizando um gravador de áudio ou vídeo, e fazer a edição para incluir uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

  7. Etapa 7 - Apresentação das entrevistas

    Cada grupo irá apresentar sua entrevista para a turma, explicando o contexto e a temática abordada, e comentando sobre o processo de planejamento e realização da entrevista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais, levando em conta o contexto e a temática abordada;
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a atividade mais envolvente e motivadora para os estudantes;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Clareza na definição do objetivo, dos desafios, dos níveis, das recompensas, das informações para o consumidor final e do motivo pelo qual o jogo será engajador e um sucesso;
  • Relevância das perguntas elaboradas para a entrevista, garantindo a continuidade temática e a adequação ao contexto de produção;
  • Organização e coesão na realização da entrevista, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade e a metodologia Gamificação;
  • Orientar a discussão em grupo sobre entrevistas e trazer exemplos práticos;
  • Dar instruções claras para a criação do mapa de registro e acompanhar o processo de criação;
  • Acompanhar o processo de planejamento e realização das entrevistas orais, dando feedback e orientação aos grupos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre entrevistas;
  • Criar o mapa de registro para o jogo fictício de entrevistas;
  • Planejar e realizar uma entrevista oral em grupo;
  • Apresentar a entrevista para a turma;
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, dando feedback construtivo sobre o processo de aprendizagem.