Aula sobre Entrevista
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, rádio, internet ou em revistas e jornais. Ela é utilizada para obter informações e opiniões de especialistas, personalidades e pessoas comuns sobre determinado assunto. Nesta atividade, será trabalhado o Modelo de Debate Crítico (MDC), que é uma metodologia ativa que visa desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes. A entrevista será utilizada como tema para que eles possam aplicar essa metodologia e desenvolver habilidades importantes para sua formação. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, que irá auxiliá-los na avaliação do desempenho de seus colegas.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a atividade perguntando aos alunos se eles já participaram de alguma entrevista ou se assistiram a alguma. Peça para contarem como foi a experiência e o que acharam da entrevista. Converse com eles sobre as diferentes formas de entrevistas (jornalísticas, de emprego, para pesquisa, etc.) e como elas são importantes para obter informações.Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)
Explique aos alunos o que é o MDC e como ele funciona. Mostre exemplos de debates críticos e como os participantes defendem seus argumentos. Explique que o objetivo dessa metodologia é desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes.Etapa 3 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade. Explique que eles irão aprender a planejar e realizar uma entrevista, além de avaliar o desempenho de seus colegas. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Explique aos alunos o que é um template de avaliação por rubrica e como ele funciona. Peça para que cada grupo crie um template com os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido, para avaliar o desempenho de seus colegas na entrevista.Etapa 5 - Planejamento da entrevista
Peça para que cada grupo escolha um tema para a entrevista e planeje as perguntas que serão feitas ao entrevistado. Os alunos devem considerar o contexto da entrevista e o perfil do entrevistado. Auxilie na elaboração das perguntas, caso necessário.Etapa 6 - Realização da entrevista
Cada grupo deve realizar a entrevista e gravar em áudio ou vídeo. Auxilie na organização das entrevistas e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de realizar a atividade.Etapa 7 - Avaliação e feedback
Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica criado na Etapa 4. Auxilie na avaliação e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e realizar entrevistas orais;
- Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos por meio do Modelo de Debate Crítico (MDC);
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Planejamento e organização da entrevista;
- Qualidade das perguntas elaboradas;
- Habilidade em conduzir a entrevista;
- Clareza e objetividade na apresentação das informações;
- Avaliação dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC);
- Auxiliar na elaboração das perguntas para a entrevista;
- Organizar a realização das entrevistas;
- Auxiliar na avaliação dos alunos utilizando o template de avaliação por rubrica;
- Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um template de avaliação por rubrica;
- Planejar e realizar uma entrevista oral;
- Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica;
- Apresentar a entrevista para a turma;
- Receber feedback do professor sobre o desempenho na atividade.