Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, rádio, internet ou em revistas e jornais. Ela é utilizada para obter informações e opiniões de especialistas, personalidades e pessoas comuns sobre determinado assunto. Nesta atividade, será trabalhado o Modelo de Debate Crítico (MDC), que é uma metodologia ativa que visa desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes. A entrevista será utilizada como tema para que eles possam aplicar essa metodologia e desenvolver habilidades importantes para sua formação. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, que irá auxiliá-los na avaliação do desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a atividade perguntando aos alunos se eles já participaram de alguma entrevista ou se assistiram a alguma. Peça para contarem como foi a experiência e o que acharam da entrevista. Converse com eles sobre as diferentes formas de entrevistas (jornalísticas, de emprego, para pesquisa, etc.) e como elas são importantes para obter informações.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Explique aos alunos o que é o MDC e como ele funciona. Mostre exemplos de debates críticos e como os participantes defendem seus argumentos. Explique que o objetivo dessa metodologia é desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade. Explique que eles irão aprender a planejar e realizar uma entrevista, além de avaliar o desempenho de seus colegas. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Explique aos alunos o que é um template de avaliação por rubrica e como ele funciona. Peça para que cada grupo crie um template com os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido, para avaliar o desempenho de seus colegas na entrevista.

  5. Etapa 5 - Planejamento da entrevista

    Peça para que cada grupo escolha um tema para a entrevista e planeje as perguntas que serão feitas ao entrevistado. Os alunos devem considerar o contexto da entrevista e o perfil do entrevistado. Auxilie na elaboração das perguntas, caso necessário.

  6. Etapa 6 - Realização da entrevista

    Cada grupo deve realizar a entrevista e gravar em áudio ou vídeo. Auxilie na organização das entrevistas e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de realizar a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação e feedback

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica criado na Etapa 4. Auxilie na avaliação e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e realizar entrevistas orais;
  • Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos por meio do Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Planejamento e organização da entrevista;
  • Qualidade das perguntas elaboradas;
  • Habilidade em conduzir a entrevista;
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Avaliação dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Auxiliar na elaboração das perguntas para a entrevista;
  • Organizar a realização das entrevistas;
  • Auxiliar na avaliação dos alunos utilizando o template de avaliação por rubrica;
  • Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por rubrica;
  • Planejar e realizar uma entrevista oral;
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica;
  • Apresentar a entrevista para a turma;
  • Receber feedback do professor sobre o desempenho na atividade.