Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A entrevista é uma ferramenta essencial no jornalismo e em diversos outros campos profissionais. No cotidiano dos estudantes, pode ser encontrada em programas de televisão, rádio, jornais, revistas e até mesmo em blogs e redes sociais. A entrevista é uma forma de se obter informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, além de ser uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas e aprimorar as habilidades de comunicação. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Explique o que é uma entrevista, suas finalidades e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. Em seguida, deve apresentar exemplos de entrevistas em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo. Você pode usar vídeos de entrevistas famosas ou reportagens que utilizem entrevistas para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos devem estar cientes das atividades que irão realizar em cada estação.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Planejamento da entrevista

    Os alunos deverão escolher um tema para a entrevista, pesquisar sobre o entrevistado e elaborar um roteiro de perguntas. Oriente os alunos sobre como escolher um tema relevante e como elaborar um roteiro de perguntas que permita a obtenção de informações importantes.

    Estação 2 - Realização da entrevista

    Os alunos deverão realizar a entrevista com o entrevistado escolhido, utilizando o roteiro de perguntas previamente elaborado. Oriente os alunos sobre como conduzir a entrevista de forma respeitosa e profissional.

    Estação 3 - Edição da entrevista

    Os alunos deverão editar a entrevista em texto, áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação. Oriente os alunos sobre como utilizar as ferramentas de edição disponíveis e como garantir a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.


  4. Etapa 4 - Socialização dos resultados

    Ao final, os alunos deverão apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Instigue a turma a fazer reflexões sobre as dificuldades encontradas, os desafios superados, as aprendizagens adquiridas e como as entrevistas podem ser aplicadas em diferentes contextos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua a atividade fazendo um resumo dos pontos principais abordados e enfatizando a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Relevância do tema escolhido para a entrevista;
  • Qualidade do roteiro de perguntas elaborado;
  • Profissionalismo na realização da entrevista;
  • Qualidade da edição em áudio ou vídeo;
  • Coerência da contextualização inicial e da fala de encerramento.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as atividades a serem realizadas;
  • Orientar os alunos sobre como escolher um tema relevante e como elaborar um roteiro de perguntas que permita a obtenção de informações importantes;
  • Orientar os alunos sobre como conduzir a entrevista de forma respeitosa e profissional;
  • Orientar os alunos sobre como utilizar as ferramentas de edição disponíveis e como garantir a relevância das informações mantidas e a continuidade temática;
  • Concluir a aula fazendo um resumo dos pontos principais abordados e enfatizando a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relevante para a entrevista;
  • Pesquisar sobre o entrevistado e elaborar um roteiro de perguntas;
  • Realizar a entrevista com o entrevistado escolhido;
  • Editar a entrevista em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação;
  • Apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação.