Aula sobre Entrevista
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Explique o que é uma entrevista, suas finalidades e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. Em seguida, deve apresentar exemplos de entrevistas em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo. Você pode usar vídeos de entrevistas famosas ou reportagens que utilizem entrevistas para ilustrar o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos devem estar cientes das atividades que irão realizar em cada estação.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Planejamento da entrevistaOs alunos deverão escolher um tema para a entrevista, pesquisar sobre o entrevistado e elaborar um roteiro de perguntas. Oriente os alunos sobre como escolher um tema relevante e como elaborar um roteiro de perguntas que permita a obtenção de informações importantes.
Estação 2 - Realização da entrevista
Os alunos deverão realizar a entrevista com o entrevistado escolhido, utilizando o roteiro de perguntas previamente elaborado. Oriente os alunos sobre como conduzir a entrevista de forma respeitosa e profissional.
Estação 3 - Edição da entrevista
Os alunos deverão editar a entrevista em texto, áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação. Oriente os alunos sobre como utilizar as ferramentas de edição disponíveis e como garantir a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
Etapa 4 - Socialização dos resultados
Ao final, os alunos deverão apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Instigue a turma a fazer reflexões sobre as dificuldades encontradas, os desafios superados, as aprendizagens adquiridas e como as entrevistas podem ser aplicadas em diferentes contextos.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a atividade fazendo um resumo dos pontos principais abordados e enfatizando a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar, realizar e editar entrevistas orais;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
- Promover a reflexão sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.
Critérios de avaliação
- Relevância do tema escolhido para a entrevista;
- Qualidade do roteiro de perguntas elaborado;
- Profissionalismo na realização da entrevista;
- Qualidade da edição em áudio ou vídeo;
- Coerência da contextualização inicial e da fala de encerramento.
Ações do professor
- Explicar o tema e as atividades a serem realizadas;
- Orientar os alunos sobre como escolher um tema relevante e como elaborar um roteiro de perguntas que permita a obtenção de informações importantes;
- Orientar os alunos sobre como conduzir a entrevista de forma respeitosa e profissional;
- Orientar os alunos sobre como utilizar as ferramentas de edição disponíveis e como garantir a relevância das informações mantidas e a continuidade temática;
- Concluir a aula fazendo um resumo dos pontos principais abordados e enfatizando a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações e de aprimoramento das habilidades de comunicação.
Ações do aluno
- Escolher um tema relevante para a entrevista;
- Pesquisar sobre o entrevistado e elaborar um roteiro de perguntas;
- Realizar a entrevista com o entrevistado escolhido;
- Editar a entrevista em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação;
- Apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação.