Aula sobre Entrevista

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A entrevista é uma das formas mais interessantes de se obter informações e conhecer diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto. Ela pode ser aplicada em diversas áreas, como no jornalismo, na pesquisa acadêmica, na política, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão aprender como planejar e realizar uma entrevista de forma eficiente. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes farão uma atividade prévia em casa sobre o tema antes de colocarem a mão na massa presencialmente.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade sobre entrevistas, os alunos serão orientados a realizar uma atividade prévia em casa. Eles deverão escolher uma pessoa de seu interesse para entrevistar, seja um familiar, amigo, colega de classe ou até mesmo uma personalidade pública. Os alunos serão incentivados a elaborar um roteiro de perguntas relevantes e criativas, abordando diferentes aspectos da vida e experiências da pessoa escolhida. Eles terão que considerar a estrutura da entrevista, a ordem das perguntas e a forma de condução do diálogo. Além disso, deverão registrar suas reflexões sobre a importância e os desafios de conduzir uma entrevista.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e seus objetivos. Os alunos podem assistir a um vídeo contendo alguma entrevista, ou ler em textos impressos uma entrevista escrita. Em seguida, discutirão em grupos sobre a importância da entrevista e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos vão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, que é uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O template deve conter os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles devem ser utilizados como uma forma de avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Planejamento da entrevista

    Os alunos vão aprender a planejar uma entrevista, levando em conta o gênero e o contexto de produção. Eles vão fazer um levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e elaborar um roteiro de perguntas.

  5. Etapa 5 - Realização da entrevista

    Os alunos vão realizar a entrevista e fazer a edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

  6. Etapa 6 - Apresentação das entrevistas

    Os alunos apresentarão suas entrevistas e receberão feedbacks dos colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos vão discutir sobre a importância da entrevista e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. Eles também irão avaliar o próprio desempenho e o de seus colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento e realização de entrevistas orais;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Promover a reflexão sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do roteiro de perguntas;
  • Qualidade da entrevista realizada;
  • Adequação da entrevista ao contexto de produção;
  • Qualidade da edição em áudio ou vídeo;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e seus objetivos;
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Auxiliar os alunos no planejamento e realização das entrevistas;
  • Dar feedbacks construtivos sobre as entrevistas realizadas pelos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da entrevista como ferramenta de obtenção de informações.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e participar da discussão em grupo;
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Planejar e realizar a entrevista;
  • Editar a entrevista em áudio ou vídeo;
  • Apresentar a entrevista e participar da reflexão final.