Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a equação do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Além disso, é uma ferramenta muito útil para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de um produto em promoção, determinar a velocidade média de um carro em uma viagem, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da equação do primeiro grau. Em seguida, mostre exemplos práticos de como a equação pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre uma pessoa que precisa resolver um problema utilizando uma equação do primeiro grau.

  3. Etapa 3 - Identificação dos desafios

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão problemas envolvendo equações de primeiro grau para resolver. Eles deverão utilizar as informações do mapa de empatia para encontrar soluções criativas e eficientes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Agora, cada grupo irá apresentar a solução encontrada para o problema proposto. Avalie a criatividade e eficiência das soluções apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano. Incentive a participação de todos os estudantes.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida. Aproveite para retomar o tema da aula frisando os principais pontos para verificar o aprendizado dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em associar a equação do primeiro grau com uma reta no plano cartesiano.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Dar feedbacks para os grupos durante a apresentação das soluções.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fazer uma revisão do conteúdo apresentado na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações sobre uma pessoa que precisa resolver um problema utilizando uma equação do primeiro grau.
  • Identificar os desafios enfrentados pela pessoa no mapa de empatia.
  • Criar soluções para os desafios identificados.
  • Apresentar as soluções para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano.