Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Além disso, é uma ferramenta muito útil para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de um produto em promoção, determinar a velocidade média de um carro em uma viagem, entre outros. Fale aos alunos que, nesta aula, eles irão aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da equação do primeiro grau. Em seguida, os alunos irão criar o _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.

  2. Etapa 2 - Teoria

    Explique a teoria da equação do primeiro grau, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos irão registrar as informações no campo ‘Check-in’ do _template_.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios sobre equação do primeiro grau, utilizando o conhecimento adquirido na etapa anterior. Auxilie-os e tire possíveis dúvidas. Peça para os alunos registrarem as respostas no campo ‘Check-out’ do t_emplate_.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Apresente exemplos práticos de como a equação do primeiro grau pode ser aplicada no cotidiano, como calcular o preço de um produto em promoção. Os alunos irão registrar as informações no campo ‘Check-in’ do _template_.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar situações-problema que envolvam a equação do primeiro grau. Cada grupo irá apresentar sua situação-problema para a turma. Avalie a criatividade e a aplicação correta da equação do primeiro grau. Os alunos irão registrar as informações no campo ‘Check-out’ do _template_.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as situações-problema apresentadas e como a equação do primeiro grau foi aplicada. Auxilie-os e tire possíveis dúvidas. Os alunos irão registrar as informações no campo ‘Check-in’ do _template_.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da equação do primeiro grau. Os alunos irão registrar as informações no campo ‘Check-out’ do _template_.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações-problema que envolvam a equação do primeiro grau.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar a equação do primeiro grau em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Correção das respostas nos exercícios.
  • Criatividade na criação de situações-problema.
  • Aplicação correta da equação do primeiro grau nas situações-problema criadas.

Ações do professor

  • Explicar a teoria da equação do primeiro grau.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Avaliar a criatividade e a aplicação correta da equação do primeiro grau nas situações-problema criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o _template_ de registro de aprendizagem.
  • Resolver os exercícios sobre equação do primeiro grau.
  • Trabalhar em grupo para criar situações-problema que envolvam a equação do primeiro grau.