Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Ela é utilizada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de juros, na resolução de problemas de proporção e na análise de gráficos. Divida a turma em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é uma equação do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a equação do primeiro grau é utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Resolução de equações

    Nesta estação, os alunos receberão uma lista de equações do primeiro grau para resolver. Eles deverão utilizar as técnicas aprendidas em aulas anteriores para encontrar o valor das incógnitas. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Gráficos

    Na segunda estação, os alunos aprenderão a representar graficamente uma equação do primeiro grau. Mostre exemplos de gráficos e explique como eles podem ser interpretados. Em seguida, os alunos deverão desenhar gráficos de equações do primeiro grau em um papel quadriculado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas

    Na terceira estação, os alunos resolverão problemas que envolvem equações do primeiro grau. Fale sobre situações cotidianas em que a equação do primeiro grau é utilizada e os alunos deverão encontrar a solução para o problema Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Para concluir, faça uma revisão dos conceitos aprendidos e dos exemplos práticos apresentados. Os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver equações do primeiro grau.
  • Habilidade em representar graficamente uma equação do primeiro grau.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Resolver equações do primeiro grau.
  • Desenhar gráficos de equações do primeiro grau em um papel quadriculado.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.