Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Ela é utilizada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de juros, na resolução de problemas de proporção e na análise de gráficos. Divida a turma em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é uma equação do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a equação do primeiro grau é utilizada.Etapa 2 - Estação 1 - Resolução de equações
Nesta estação, os alunos receberão uma lista de equações do primeiro grau para resolver. Eles deverão utilizar as técnicas aprendidas em aulas anteriores para encontrar o valor das incógnitas. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 3 - Estação 2 - Gráficos
Na segunda estação, os alunos aprenderão a representar graficamente uma equação do primeiro grau. Mostre exemplos de gráficos e explique como eles podem ser interpretados. Em seguida, os alunos deverão desenhar gráficos de equações do primeiro grau em um papel quadriculado.Etapa 4 - Estação 3 - Problemas
Na terceira estação, os alunos resolverão problemas que envolvem equações do primeiro grau. Fale sobre situações cotidianas em que a equação do primeiro grau é utilizada e os alunos deverão encontrar a solução para o problema Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 5 - Conclusão
Para concluir, faça uma revisão dos conceitos aprendidos e dos exemplos práticos apresentados. Os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver equações do primeiro grau.
- Habilidade em representar graficamente uma equação do primeiro grau.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Resolver equações do primeiro grau.
- Desenhar gráficos de equações do primeiro grau em um papel quadriculado.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.