Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que a equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Além disso, é uma ferramenta muito útil para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de um produto em promoção, por exemplo. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre a equação do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente em um plano cartesiano.
Etapa 1 - Atividade prévia
Disponibilize para os alunos uma atividade prévia sobre equação do 1º grau. Os alunos deverão resolvê-la para entenderem um pouco sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de equação do 1º grau com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 3 - Sala de Aula Invertida
Peça para os alunos criarem um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade realizada previamente.Etapa 4 - Exemplos práticos
Mostre exemplos práticos de como utilizar a equação do 1º grau para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de uma quantidade de produtos ou a distância percorrida por um veículo.Etapa 5 - Atividade em grupo
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos resolverem problemas utilizando a equação do 1º grau. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram o tema da aula. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 8 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Avaliação positiva no _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância no cotidiano dos alunos.
- Disponibilizar atividade prévia para os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de como utilizar a equaçãobdo 1º grau.
Ações do aluno
- Resolver a atividade prévia.
- Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Resolver problemas em grupo e apresentar soluções para a turma.