Aula sobre Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois é uma das bases para o estudo de equações mais complexas. Além disso, é uma ferramenta muito útil para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de um produto em promoção, por exemplo. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre a equação do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente em um plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Disponibilize para os alunos uma atividade prévia sobre equação do 1º grau. Os alunos deverão resolvê-la para entenderem um pouco sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de equação do 1º grau com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Peça para os alunos criarem um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade realizada previamente.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos de como utilizar a equação do 1º grau para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de uma quantidade de produtos ou a distância percorrida por um veículo.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos resolverem problemas utilizando a equação do 1º grau. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram o tema da aula. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Avaliação positiva no _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância no cotidiano dos alunos.
  • Disponibilizar atividade prévia para os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de como utilizar a equaçãobdo 1º grau.

Ações do aluno

  • Resolver a atividade prévia.
  • Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Resolver problemas em grupo e apresentar soluções para a turma.