Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e aceleração, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver equações polinomiais de 2º grau e a aplicá-las em situações cotidianas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos, como a relação entre tempo e distância percorrida por um carro em movimento uniforme. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Resolução de equações polinomiais de 2º grau

    Apresente a fórmula de Bhaskara e explique como utilizá-la para resolver equações polinomiais de 2º grau. Em seguida, apresente exemplos práticos e peça para que os alunos resolvam outros problemas em duplas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente na criação do modelo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas resolvidos

    Cada dupla irá apresentar os problemas resolvidos para outra dupla e, utilizando o modelo de avaliação por pares, avaliar o desempenho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    As duplas de duplas irão discutir os problemas apresentados e os critérios de avaliação utilizados, buscando aprimorar a metodologia e os resultados obtidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos, além de destacar a importância da colaboração e da avaliação por pares na aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Feedback dos alunos

    Os alunos trarão o que acharam da aula e se foi um processo bacana de aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar a fórmula de Bhaskara e exemplos práticos para a resolução de equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a discussão em grupo e a autoavaliação dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas em duplas.
  • Criar o modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar os problemas resolvidos para uma dupla.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo de avaliação por pares.
  • Participar da discussão em grupo e da avaliação da aula.