Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e aceleração, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver equações polinomiais de 2º grau e a aplicá-las em situações cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios das pessoas que podem se beneficiar do uso dessa ferramenta.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da equação polinomial de 2º grau. Serão apresentados exemplos de situações cotidianas em que essa ferramenta é utilizada, como o cálculo da trajetória de um objeto em queda livre.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios das pessoas que podem se beneficiar do uso da equação polinomial de 2º grau. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Resolução de equações polinomiais de 2º grau
Os alunos irão aprender a resolver equações polinomiais de 2º grau por meio de exemplos práticos e didáticos. Apresente exemplos de situações cotidianas em que essa ferramenta é utilizada, como o cálculo da trajetória de um objeto em queda livre.Etapa 4 - Aplicação da equação polinomial de 2º grau
Os alunos irão aplicar a equação polinomial de 2º grau em situações cotidianas, como o cálculo da trajetória de um objeto em queda livre. Eles irão trabalhar em grupos para resolver problemas e apresentar as soluções para a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as soluções apresentadas e avaliar a eficácia da equação polinomial de 2º grau na resolução dos problemas propostos.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da equação polinomial de 2º grau e como ela pode ser aplicada em diversas áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
- Aplicar a Matemática em situações cotidianas para tornar o aprendizado mais significativo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Habilidade dos alunos em aplicar a equação polinomial de 2º grau em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da equação polinomial de 2º grau.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para ensinar a resolver equações polinomiais de 2º grau.
- Estimular a colaboração e a discussão em grupo.
- Encerrar a aula reforçando a importância da equação polinomial de 2º grau.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios das pessoas que podem se beneficiar do uso da equação polinomial de 2º grau.
- Resolver equações polinomiais de 2º grau por meio de exemplos práticos e didáticos.
- Aplicar a equação polinomial de 2º grau em situações cotidianas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.