Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver equações polinomiais de 2º grau e a elaborar problemas que possam ser representados por elas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem em seu caderno, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando a equação polinomial de 2º grau e sua importância na Matemática. Em seguida, faça uma breve revisão sobre as operações básicas com polinômios.Etapa 2 - Resolução de equações polinomiais de 2º grau
Apresente exemplos de equações polinomiais de 2º grau e ensine aos alunos como resolvê-las. Os alunos poderão acompanhar a resolução no quadro e fazer anotações em seus cadernos.Etapa 3 - Elaboração de problemas
Os alunos serão divididos em grupos e deverão elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau. Dê exemplos de situações cotidianas que podem ser representadas por essas equações, como o lançamento de um objeto, o tempo de queda de um objeto, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos problemas
Cada grupo apresentará o problema que elaborou para a turma. Os demais alunos deverão resolver o problema e anotar a resolução em seus cadernos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo as soluções dos problemas apresentados e poderão tirar dúvidas com o professor. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão o Check-out em seu caderno, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas envolvendo equações polinomiais de 2º grau.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
- Promover a reflexão dos alunos sobre a importância da equação polinomial de 2º grau na Matemática.
Critérios de avaliação
- Resolução correta das equações polinomiais de 2º grau.
- Elaboração de problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
- Entrega da tarefa de casa (opcional).
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
- Orientar os alunos na elaboração dos problemas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
- Registrar as informações corretamente no template de registro de aprendizagem.
- Resolver os problemas apresentados pelos demais grupos.
- Tirar dúvidas e discutir em grupo as soluções dos problemas apresentados.