Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver equações polinomiais de 2º grau e a elaborar problemas que possam ser representados por elas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem em seu caderno, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a equação polinomial de 2º grau e sua importância na Matemática. Em seguida, faça uma breve revisão sobre as operações básicas com polinômios.

  2. Etapa 2 - Resolução de equações polinomiais de 2º grau

    Apresente exemplos de equações polinomiais de 2º grau e ensine aos alunos como resolvê-las. Os alunos poderão acompanhar a resolução no quadro e fazer anotações em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Elaboração de problemas

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau. Dê exemplos de situações cotidianas que podem ser representadas por essas equações, como o lançamento de um objeto, o tempo de queda de um objeto, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas

    Cada grupo apresentará o problema que elaborou para a turma. Os demais alunos deverão resolver o problema e anotar a resolução em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as soluções dos problemas apresentados e poderão tirar dúvidas com o professor. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão o Check-out em seu caderno, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas envolvendo equações polinomiais de 2º grau.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância da equação polinomial de 2º grau na Matemática.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta das equações polinomiais de 2º grau.
  • Elaboração de problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Entrega da tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na elaboração dos problemas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Registrar as informações corretamente no template de registro de aprendizagem.
  • Resolver os problemas apresentados pelos demais grupos.
  • Tirar dúvidas e discutir em grupo as soluções dos problemas apresentados.