Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e aceleração, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver equações polinomiais de 2º grau e a elaborar um jogo de tabuleiro para fixar o conteúdo. O jogo será criado pelos próprios alunos, o que tornará a aula mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da equação polinomial de 2º grau. Em seguida, mostre exemplos práticos de como ela é utilizada no cotidiano, como em problemas de trajetória de um objeto em queda livre ou em cálculos de juros compostos.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Revise os conceitos básicos de equação polinomial de 2º grau, como a forma geral da equação, o discriminante e as raízes. Os alunos poderão tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um jogo de tabuleiro sobre equação polinomial de 2º grau. Cada grupo deverá elaborar um tabuleiro com algumas casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas devem abordar os conceitos básicos da equação polinomial de 2º grau, como a forma geral da equação, o discriminante e as raízes. As ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir, como resolver uma equação polinomial de 2º grau em um tempo determinado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Determine um tempo para que esse jogo seja realizado, em casa ou em sala, e determine um dia para a apresentação. Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma e os alunos deverão jogar o jogo dos outros grupos para estimular o aprendizado gamificado, e também avaliar a qualidade das perguntas e ações. Disponibilize critérios para essa avaliação.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre a importância da equação polinomial de 2º grau e como ela pode ser aplicada em diversas áreas. Os alunos poderão compartilhar suas experiências na criação do jogo e tirar dúvidas sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão resolver uma lista de exercícios sobre equação polinomial de 2º grau. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedbacks individuais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce os conceitos aprendidos. Os alunos poderão fazer perguntas finais e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Qualidade das perguntas e ações no jogo de tabuleiro.
  • Participação ativa e colaboração dos alunos na criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da equação polinomial de 2º grau.
  • Revisar os conceitos básicos da equação polinomial de 2º grau.
  • Conduzir a criação do jogo de tabuleiro e avaliar a qualidade das perguntas e ações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios propostos.
  • Fazer um resumo da aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Avaliar a qualidade das perguntas e ações nos jogos criados pelos outros grupos.