Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A equação polinomial de 2º grau é um tema muito importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia, na Economia, entre outras. Ela é uma ferramenta fundamental para resolver problemas que envolvem a relação entre grandezas, como por exemplo, a altura de um objeto em queda livre ou a trajetória de um projétil. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da equação polinomial de 2º grau. Em seguida, contextualize o assunto com exemplos práticos e didáticos, como a trajetória de um objeto em queda livre ou a altura máxima que um objeto pode atingir.

  2. Etapa 2 - Explicando a “Rotação por estações”.

    Explique para a turma como funcionará a dinâmica da aula. Que cada grupo terá, de tempo em tempo, uma atividade e um tempo específico para fazer e, quando o tempo acabar, irá fazer a rotação com outro grupo da atividade.

  3. Etapa 3 - Dividindo a sala em grupos

    Divida a turma em grupos e os oriente para as atividades.

  4. Etapa 4 - Definindo as estações e as explicando

    Estação 1 - Resolvendo equações polinomiais de 2º grau

    Nesta estação, os alunos irão resolver equações polinomiais de 2º grau utilizando a fórmula de Bhaskara. Disponibilize um exercício modelo e outros exercícios para que os alunos possam resolver.

    Estação 2 - Elaborando equações polinomiais de 2º grau

    Nesta estação, os alunos irão elaborar equações polinomiais de 2º grau a partir de problemas propostos pelo professor. O objetivo é que os alunos possam identificar situações do cotidiano que possam ser representadas por equações polinomiais de 2º grau.

    Estação 3 - Aplicando equações polinomiais de 2º grau

    Nesta estação, os alunos irão aplicar as equações polinomiais de 2º grau em problemas práticos, como calcular a altura máxima que um objeto pode atingir ou a distância percorrida por um objeto em queda livre. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.


  5. Etapa 5 - Acompanhamento da atividade

    Acompanhe os alunos realizando a atividade para auxiliar em dúvidas. Além de cronometrar tempo e gerir as mudanças de estações.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos irão socializar as atividades realizadas em cada estação em roda. Incentive a participação dos alunos a trazerem suas experiências.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula com alunos, complementando o assunto e trazendo correções e dúvidas que tenham surgido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de identificar situações do cotidiano que possam ser representadas por equações polinomiais de 2º grau.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver equações polinomiais de 2º grau utilizando a fórmula de Bhaskara.
  • Capacidade de elaborar equações polinomiais de 2º grau a partir de problemas propostos pelo professor.
  • Capacidade de aplicar as equações polinomiais de 2º grau em problemas práticos.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na socialização das atividades realizadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Disponibilizar exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de identificar situações do cotidiano que possam ser representadas por equações polinomiais de 2º grau.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Resolver equações polinomiais de 2º grau utilizando a fórmula de Bhaskara.
  • Elaborar equações polinomiais de 2º grau a partir de problemas propostos pelo professor.
  • Aplicar as equações polinomiais de 2º grau em problemas práticos.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.
  • Socializar as atividades realizadas.