Aula sobre Equacao Polinomial 2 Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A equação polinomial de 2º grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Ela é uma ferramenta para resolver problemas que envolvem a relação entre duas grandezas, como tempo e distância, velocidade e tempo, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos deverão estudar previamente o conteúdo sobre equação polinomial de 2º grau, utilizando materiais disponibilizados pelo professor, como vídeos, textos e exercícios. Os [materiais da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/4ubeNiOWNahPauxhdYPMm1?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495446485062&usg=AOvVaw1M4HDByrKx0A0ESDEQyh06) podem ser usados.

  2. Etapa 2 - Entendimento do estudo prévio

    Faça uma dinâmica com alunos para entender seus entendimentos prévios a partir do material disponibilizado.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância, contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a aplicação da equação polinomial de 2º grau em situações reais, como cálculo de trajetórias de projéteis, determinação de raízes de funções quadráticas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos resolverão exercícios sobre o tema, aplicando o conhecimento adquirido na aula. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos, tirando dúvidas e dando feedbacks.

  6. Etapa 6 - Correção

    Peça para que alguns alunos corrijam os exercícios em lousa e traga comentários sobre.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos durante as atividades.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios sobre o tema.
  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Participação e compreensão a partir o estudo proposto na Sala de Aula Invertida.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na atividade
  • Tirar dúvidas e dar feedbacks aos alunos durante a resolução dos exercícios.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o conteúdo sobre equação polinomial de 2º grau.
  • Resolver exercícios sobre o tema.
  • Participar ativamente da aula.