Aula sobre Equacao Polinomial Do 1 Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a equação polinomial do 1º grau é uma ferramenta matemática importante para resolver problemas do cotidiano, como calcular o preço de uma corrida de táxi ou a quantidade de combustível necessária para percorrer uma determinada distância. Nesta aula, os alunos aprenderão a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a equação polinomial do 1º grau pode ser aplicada no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão um problema para resolver. Eles deverão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos no problema. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação das incógnitas

    Peça para os alunos identificarem as incógnitas presentes no problema e criar uma equação polinomial do 1º grau para resolvê-lo. Auxilie-os nessa etapa, tirando dúvidas e dando exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Representação gráfica

    Os alunos deverão representar a equação polinomial do 1º grau em um plano cartesiano, associando-a a uma reta. Explique como essa representação gráfica pode ajudar a compreender melhor o problema.

  5. Etapa 5 - Resolução do problema

    Os alunos deverão utilizar a equação polinomial do 1º grau e a representação gráfica para resolver o problema proposto. Auxilie-os nessa etapa, tirando dúvidas e dando exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar suas soluções e discutir as diferentes abordagens utilizadas. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da equação polinomial do 1º grau no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em identificar as incógnitas e criar uma equação polinomial do 1º grau para resolvê-las.
  • Habilidade em representar a equação polinomial do 1º grau em um plano cartesiano e associá-la a uma reta.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Colaboração e respeito com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a equação polinomial do 1º grau pode ser aplicada no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na identificação das incógnitas e na criação da equação polinomial do 1º grau.
  • Explicar como representar a equação polinomial do 1º grau em um plano cartesiano e associá-la a uma reta.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Incentivar a colaboração e o respeito entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo na resolução dos problemas.
  • Identificar as incógnitas e criar uma equação polinomial do 1º grau para resolvê-las.
  • Representar a equação polinomial do 1º grau em um plano cartesiano e associá-la a uma reta.
  • Respeitar os colegas de grupo e contribuir para um ambiente de aprendizagem colaborativo.