Aula sobre Equacao Polinomial Do 1 Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula falando que a equação polinomial do 1º grau é uma ferramenta matemática muito importante para a resolução de problemas do cotidiano, como cálculo de juros, tempo de viagem, entre outros. Diga aos alunos que, nesta aula, eles aprenderão a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como a equação polinomial do 1º grau pode ser aplicada no cotidiano dos alunos. Em seguida, os alunos criarão um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Teoria

    Apresente a teoria sobre a equação polinomial do 1º grau e como ela pode ser representada graficamente no plano cartesiano. Os alunos deverão acompanhar a explicação e fazer anotações em seus _templates_.

  3. Etapa 3 - Exemplos

    Apresente exemplos práticos de como resolver equações polinomiais do 1º grau e como representá-las graficamente no plano cartesiano. Prça para que os alunos tragam outros exemplos cotidianos para enriquecer a aula. As anotações devem ser feitas nos _templates_.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e entregue a eles uma atividade para resolver em conjunto. A atividade consistirá em resolver uma equação polinomial do 1º grau e representá-la graficamente no plano cartesiano. Os alunos deverão registrar a atividade em seus _templates_.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará sua atividade para a turma e o professor fará comentários sobre as soluções apresentadas. Os alunos deverão registrar os comentários em seus _templates_. Incentive a participação de todos e faça perguntas a cada membro do grupo para saber o que assimilaram do conteúdo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos deverão fazer um ‘Check-out’ em seus _templates_, registrando o que aprenderam e o que ainda têm dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas do cotidiano utilizando a equação polinomial do 1º grau.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Resolução correta das atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Apresentar a teoria e exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos para a realização de atividades em conjunto.
  • Socializar as atividades realizadas pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.
  • Acompanhar a explicação do professor e fazer anotações em seus _templates_.
  • Resolver atividades em grupo e registrar em seus _templates_.
  • Apresentar as atividades realizadas pelo grupo.
  • Fazer um ‘Check-out’ em seus _templates_, registrando o que aprenderam e o que ainda têm dúvidas.