Aula sobre Equacao Polinomial Do 1 Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula contextualizando aos alunos que a equação polinomial do 1º grau é uma ferramenta matemática muito importante para a resolução de problemas do cotidiano, como cálculo de juros, tempo de viagem, entre outros. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da equação polinomial do 1º grau no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia ‘Rotação por estações’ irá funcionar na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a equação polinomial do 1º grau e como ela pode ser representada graficamente no plano cartesiano. Em seguida, irão responder a algumas questões sobre o conteúdo apresentado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Prática

    Nesta estação, os alunos irão resolver exercícios práticos sobre a representação gráfica da equação polinomial do 1º grau no plano cartesiano. Entregue aos alunos folhas de papel quadriculado para que os alunos possam desenhar as retas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação

    Nesta estação, os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido resolvendo problemas do cotidiano que envolvem a equação polinomial do 1º grau. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam escolher e resolver em grupo de 3 a 5 alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão em seus grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas respostas. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do conteúdo apresentado e ressalte a importância da equação polinomial do 1º grau no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Habilidade em resolver problemas do cotidiano que envolvem a equação polinomial do 1º grau.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da equação polinomial do 1º grau no cotidiano.
  • Explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.
  • Disponibilizar materiais e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Fazer uma breve revisão do conteúdo apresentado ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Resolver exercícios práticos sobre a representação gráfica da equação polinomial do 1º grau no plano cartesiano.
  • Aplicar o conhecimento adquirido resolvendo problemas do cotidiano que envolvem a equação polinomial do 1º grau.
  • Discutir em grupo as atividades realizadas e compartilhar suas respostas.