Estudo de gráficos: barra, linha e colunas (parte 2)
Nessa aula de Matemática vamos aprender mais sobre qual gráfico mais adequado a cada situação. Bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
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1. Questão de múltipla escolha:
Leia as descrições abaixo e selecione a alternativa que traz qual o tipo gráfico:
I. Esse tipo de gráfico geralmente é usado pra representar uma variação dos dados em um determinado período de tempo;
II. Esse tipo de gráfico geralmente é usado pra representar parte de um todo, e cada parte é um ângulo; a soma de todas as partes dá 360°.
Atividade completaA)
I. Coluna; II. Linha.B) I. Linha; II. Setores.
C) I. Coluna; II. Setores.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Inicie a aula citando aos alunos que, nesta aula, eles trabalharão o estudo de gráficos de barra, linha e colunas, que são importantes ferramentas para representar dados de pesquisas e análises estatísticas. Os gráficos são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na política, entre outras. Para contextualizar, apresente exemplos de gráficos de pesquisas de opinião, como os que são divulgados em jornais e revistas, ou ainda gráficos de vendas de produtos em uma empresa.Atividade completa4. Estudo de Caso:
Inicie a aula falando para os alunos que, nesta aula, eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Esses tipos de gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos estatísticos, e são importantes para representar dados de forma clara e objetiva.Atividade completa5. Gamificação:
Inicie a aula dizendo que, nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Esses tipos de gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos estatísticos, e é importante que os alunos saibam como interpretá-los corretamente.Atividade completa6. Rotação por estações:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Eles aprenderão a avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são utilizados para representar dados de pesquisas e estatísticas.Atividade completa7. Design Thinking:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que o estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como na economia, na política e na ciência. Diga aos alunos que, nesta aula, eles irão se concentrar em três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Esses gráficos são amplamente utilizados em pesquisas e relatórios, e é importante que os alunos saibam como interpretá-los corretamente.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
Inicie a aula falando aos alunos que, nesta aula, eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Eles aprenderão a avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são usados para representar informações de maneira clara e objetiva. Peça aos alunos que tragam exemplos de gráficos que encontraram em suas vidas cotidianas, como em pesquisas de opinião, relatórios escolares ou gráficos de desempenho esportivo.Atividade completa
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