Aula sobre Equacao Primeiro Grau Parte 1

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula falando aos alunos que, nesta aula, eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Eles aprenderão a avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são usados para representar informações de maneira clara e objetiva. Peça aos alunos que tragam exemplos de gráficos que encontraram em suas vidas cotidianas, como em pesquisas de opinião, relatórios escolares ou gráficos de desempenho esportivo.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, pedindo aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre gráficos de barra, linha e colunas. Faça perguntas como: "O que é um gráfico de barra?" ou "Para que serve um gráfico de linha?".

  2. Etapa 2 - Apresentação do template de registro de aprendizagem

    Apresente o _template_ de registro de aprendizagem que os alunos irão utilizar durante a aula. O _template_ deve conter os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações e observações.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos conceitos

    Apresente os conceitos de gráficos de barra, linha e colunas, explicando suas características e diferenças. Utilize exemplos práticos e didáticos para ilustrar cada tipo de gráfico.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e entregue a eles uma pesquisa com dados para representar em um gráfico. Cada grupo deve escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados e criar o gráfico utilizando lápis e papel. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos gráficos

    Cada grupo deve apresentar seu gráfico para a turma, explicando por que escolheu aquele tipo de gráfico e como ele representa os dados da pesquisa. Incentive a participação de todos e faça perguntas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre gráficos de barra, linha e colunas. Faça perguntas como: "Qual foi o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados da pesquisa?" ou "O que você aprendeu sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto?".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto para representar informações de maneira clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada do tipo de gráfico para representar os dados da pesquisa.
  • Clareza e objetividade na representação dos dados no gráfico.
  • Criatividade na criação do gráfico.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre gráficos de barra, linha e colunas.
  • Dividir os alunos em grupos para realizar a atividade prática.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos gráficos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.
  • Fazer check-ins e check-outs para avaliar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados da pesquisa.
  • Criar um gráfico claro e objetivo.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.