Aula sobre Equacao Primeiro Grau Parte 1
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula falando aos alunos que, nesta aula, eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Eles aprenderão a avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são usados para representar informações de maneira clara e objetiva. Peça aos alunos que tragam exemplos de gráficos que encontraram em suas vidas cotidianas, como em pesquisas de opinião, relatórios escolares ou gráficos de desempenho esportivo.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, pedindo aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre gráficos de barra, linha e colunas. Faça perguntas como: "O que é um gráfico de barra?" ou "Para que serve um gráfico de linha?".Etapa 2 - Apresentação do template de registro de aprendizagem
Apresente o _template_ de registro de aprendizagem que os alunos irão utilizar durante a aula. O _template_ deve conter os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações e observações.Etapa 3 - Apresentação dos conceitos
Apresente os conceitos de gráficos de barra, linha e colunas, explicando suas características e diferenças. Utilize exemplos práticos e didáticos para ilustrar cada tipo de gráfico.Etapa 4 - Atividade em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e entregue a eles uma pesquisa com dados para representar em um gráfico. Cada grupo deve escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados e criar o gráfico utilizando lápis e papel. Incentive a participação de todos.Etapa 5 - Apresentação dos gráficos
Cada grupo deve apresentar seu gráfico para a turma, explicando por que escolheu aquele tipo de gráfico e como ele representa os dados da pesquisa. Incentive a participação de todos e faça perguntas.Etapa 6 - Check-out
Finalize a aula com um check-out, pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre gráficos de barra, linha e colunas. Faça perguntas como: "Qual foi o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados da pesquisa?" ou "O que você aprendeu sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto para representar informações de maneira clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Escolha adequada do tipo de gráfico para representar os dados da pesquisa.
- Clareza e objetividade na representação dos dados no gráfico.
- Criatividade na criação do gráfico.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre gráficos de barra, linha e colunas.
- Dividir os alunos em grupos para realizar a atividade prática.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos gráficos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.
- Fazer check-ins e check-outs para avaliar o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados da pesquisa.
- Criar um gráfico claro e objetivo.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Refletir criticamente sobre a importância de escolher o tipo de gráfico correto.