Aula sobre Equacao Primeiro Grau Parte 1

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula dizendo que, nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Esses tipos de gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos estatísticos, e é importante que os alunos saibam como interpretá-los corretamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o objetivo da aula, que é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolva o estudo de gráficos: barra, linha e colunas. Além disso, escolha a forma de bonificação para o grupo vencedor. Para estimular os alunos na atividade, deixe que participem da decisão.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre “estudo de gráficos: barra, linha e colunas”. Lembre os grupos de que eles são responsáveis por separar os recursos e materiais necessários para a atividade como cartolina, papel, lápis de cor, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Explique que cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo, níveis e esquema de recompensas.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Peça aos alunos para definirem as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos pinos, as perguntas e as ações dos _cards_. Indique aos estudantes que eles precisam criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que algumas casas serão destinadas a perguntas e outras a ações. Lembre os alunos de inserirem os pontos de partida e chegada no tabuleiro. O jogo deve ser criativo e envolvente, com desafios que envolvam o estudo de gráficos: barra, linha e colunas.

  5. Etapa 5 - Jogando os jogos

    Reserve um momento para que os grupos possam jogar o jogo criado por outro grupo, seguindo as regras definidas por eles. Durante o jogo, os alunos responderão perguntas do mapa de registro relacionadas ao tema. Aproveite para passar por cada um dos grupos, acompanhando a atividade e tirando dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Faça um fechamento da aula destacando os principais pontos do tema “estudo de gráficos: barra, linha e colunas”. Pegunte aos alunos sobre quais foram os maiores desafios e aprendizados que tiveram com a experiência de criar seus próprios jogos e ao jogar os jogos dos seus colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante a realização da atividade. Os critérios de avaliação podem incluir a criatividade na criação do jogo, a clareza das regras, a qualidade das perguntas e ações dos _cards_, a participação dos alunos durante o jogo e a habilidade de reconhecer o estudo de gráficos: barra, linha e colunas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
  • Proporcionar uma aprendizagem lúdica e divertida sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração das perguntas e ações do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo na criação do jogo.
  • Desempenho na resolução das perguntas e cumprimento das ações durante o jogo.
  • Avaliação crítica e construtiva dos jogos apresentados pelos colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos, tirando dúvidas e dando sugestões.
  • Conduzir a discussão sobre os gráficos de barra, linha e colunas ao final do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar perguntas e ações para o jogo.
  • Criar o tabuleiro e os pinos do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente do jogo, respondendo às perguntas e cumprindo as ações.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas na criação e apresentação dos jogos.