Aula sobre Equacao Primeiro Grau Parte 1

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre gráficos de barra, linha e colunas. Eles aprenderão a avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são utilizados para representar dados de pesquisas e estatísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ‘Rotação por estações’ funcionará. Divida os alunos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Gráficos de barra

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático de criação de gráficos de barra. Eles receberão um conjunto de dados e deverão criar um gráfico de barra adequado para representá-lo. Auxilie-os na escolha do tipo de gráfico mais adequado e na interpretação dos resultados.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Gráficos de linha

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático de criação de gráficos de linha. Eles receberão um conjunto de dados e deverão criar um gráfico de linha adequado para representá-lo. Auxilie-os na escolha do tipo de gráfico mais adequado e na interpretação dos resultados.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Gráficos de colunas

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático de criação de gráficos de colunas. Eles receberão um conjunto de dados e deverão criar um gráfico de colunas adequado para representá-lo. Auxilie-os na escolha do tipo de gráfico mais adequado e na interpretação dos resultados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seus grupos e discutirão sobre as atividades realizadas em cada estação. Eles deverão avaliar a adequação dos gráficos criados para representar os dados e discutir as diferenças entre os tipos de gráficos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância de avaliar a adequação dos diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de interpretação dos alunos na criação de gráficos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão dos resultados.

Critérios de avaliação

  • Adequação do gráfico criado para representar o conjunto de dados.
  • Capacidade de interpretação dos resultados apresentados no gráfico.
  • Participação e colaboração nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará.
  • Auxiliar os alunos na escolha do tipo de gráfico mais adequado para representar os dados.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Criar gráficos de barra, linha e colunas adequados para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Interpretar os resultados apresentados nos gráficos.
  • Participar e colaborar nas discussões em grupo.