Aula sobre Equacao Primeiro Grau Parte 1

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando aos alunos que, nesta aula, eles trabalharão o estudo de gráficos de barra, linha e colunas, que são importantes ferramentas para representar dados de pesquisas e análises estatísticas. Os gráficos são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na política, entre outras. Para contextualizar, apresente exemplos de gráficos de pesquisas de opinião, como os que são divulgados em jornais e revistas, ou ainda gráficos de vendas de produtos em uma empresa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a importância dos gráficos de barra, linha e colunas. Incentive os alunos a compartilharem exemplos de gráficos que já viram em seu cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Disponibilize para os estudantes um material de estudo prévio, que pode ser um vídeo ou texto explicativo sobre o tema. Eles deverão assistir ou ler o material e anotar as principais informações.

  3. Etapa 3 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos deverão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse _template_ para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que acharam positivo, negativo e o que poderia ser melhorado.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de gráficos de barra, linha e colunas, utilizando dados reais de pesquisas e análises estatísticas. Os alunos serão incentivados a analisar os gráficos e identificar as informações que eles representam.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e disponibilize uma atividade prática para criar um gráfico de barra, linha ou colunas com dados fictícios. Eles deverão utilizar as informações fornecidas para aplicar os conhecimentos adquiridos na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu gráfico e explicar as informações que ele representa. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Os alunos deverão utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ criado na etapa 3 para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que acharam positivo, negativo e o que poderia ser melhorado. Aproveite para retomar os pontos importantes da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula e a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos de gráficos de barra, linha e colunas.
  • Criatividade e originalidade na criação do gráfico.
  • Coerência e clareza na apresentação das informações.
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Utilização adequada do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância dos gráficos de barra, linha e colunas.
  • Fornecer material de estudo prévio para os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de gráficos de barra, linha e colunas.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer uma atividade prática para criar um gráfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula e a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de estudo prévio.
  • Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente da criação do gráfico em grupo.
  • Apresentar o gráfico criado e explicar as informações que ele representa.
  • Utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.