Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são utilizadas para resolver problemas matemáticos que envolvem situações do cotidiano, como cálculo de preços, distâncias, velocidades, entre outros. Mostre exemplos práticos para que os alunos possam entender a importância desse conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente um problema para os alunos, como, por exemplo: "Um vendedor de frutas vendeu 20 caixas de laranjas por R$ 200,00. Qual o preço de cada caixa de laranjas?". Peça para que os alunos discutam em grupo possíveis soluções para o problema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Peça para que os alunos elaborem possíveis equações polinomiais de 1º grau que possam ser utilizadas para resolver o problema apresentado na etapa anterior. Incentive a criatividade e a busca por diferentes soluções.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, levantando hipóteses e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?" “Quais resultados encontrados estão corretos?”. Incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução de problemas utilizando equações polinomiais de 1º grau.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Capacidade de análise e interpretação de problemas matemáticos.

Ações do professor

  • Estimular a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a busca por diferentes soluções.
  • Orientar os alunos na elaboração das equações polinomiais.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo possíveis soluções para o problema apresentado.
  • Anotar as ideias e soluções no diário de bordo.
  • Elaborar possíveis equações polinomiais de 1º grau que possam ser utilizadas para resolver o problema apresentado.