Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando que as equações polinomiais do 1º grau são muito importantes para a Matemática e podem ser encontradas em diversas situações do nosso cotidiano, como em problemas financeiros, de tempo e de distância. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver esses tipos de equações e como aplicá-las em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância das equações polinomiais do 1º grau no cotidiano. Os alunos serão incentivados a compartilhar exemplos que já encontraram em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Resolução de equações polinomiais do 1º grau

    Explique como resolver equações polinomiais do 1º grau e apresentará exemplos práticos. Os alunos serão desafiados a resolver alguns exercícios em duplas ou trios.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos serão divididos em duplas e irão criar um _template_ de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação

    Cada dupla irá apresentar seu _template_ de avaliação para a turma, explicando os critérios escolhidos e como serão avaliados.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão trabalhar com as duplas para resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau. Eles deverão utilizar as propriedades da igualdade para resolver os problemas e apresentar suas soluções para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    As duplas irão se avaliar utilizando o _template_ criado anteriormente. Eles deverão preencher o _template_ com notas numa escala de 1 a 5.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a aula e os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas, por meio da criação e utilização de um _template_ de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Resolução dos problemas.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância das equações polinomiais do 1º grau no cotidiano.
  • Explicar como resolver equações polinomiais do 1º grau e apresentar exemplos práticos.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a criação e utilização de um _template_ de avaliação por pares.
  • Fazer uma breve reflexão sobre a aula e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Compartilhar exemplos de equações polinomiais do 1º grau encontrados no cotidiano.
  • Resolver exercícios em duplas ou trios.
  • Criar um _template_ de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros.
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau.
  • Avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o _template_ criado anteriormente.