Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são utilizadas para resolver problemas matemáticos que envolvem situações do cotidiano, como cálculo de preços, distâncias, velocidades, entre outros. Mostre exemplos práticos para que os alunos possam entender a importância desse conteúdo.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente um problema para a turma que envolva a resolução de uma equação polinomial do 1º grau. O problema deve ser desafiador e instigar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Divida os grupos de 3 a 5 alunos. Os grupos devem trabalhar para gerar alternativas para a resolução do problema apresentado. Disponibilize materiais para criar estratégias de resolução como: lápis, papel, régua, entre outros. Nesse momento, circule pela sala para tirar possíveis dúvidas e instigar os alunos nesse processo de criação.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar a sua solução para o problema. O professor deve incentivar a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes estratégias utilizadas.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser feito em papel, utilizando materiais disponibilizados pelo professor.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma. O professor deve incentivar a discussão entre os grupos, para poderem compartilhar as diferentes estratégias utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reforço do Conteúdo

    Finalize a aula reforçando o conteúdo apresentado, explicando as propriedades da igualdade e como elas são utilizadas na resolução de equações polinomiais do 1º grau.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e trabalhar para superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar materiais analógicos para a resolução de problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução de problemas utilizando equações polinomiais do 1º grau.
  • Participação ativa na criação do diário de bordo em grupo.
  • Compreensão das propriedades da igualdade e como elas são utilizadas na resolução de equações polinomiais do 1º grau.

Ações do professor

  • Apresentar um problema desafiador para a turma.
  • Incentivar a discussão entre os grupos.
  • Reforçar o conteúdo apresentado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas para a resolução do problema.
  • Criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.