Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Inicie a aula citando que as equações polinomiais do 1º grau são muito importantes na Matemática e também no cotidiano dos estudantes. Elas são utilizadas para resolver problemas que envolvem situações do dia a dia, como cálculo de preços, tempo, velocidade, entre outros. Por exemplo, se um estudante deseja saber quanto tempo levará para percorrer uma distância de 100km a uma velocidade de 80km/h, ele pode utilizar uma equação polinomial do 1º grau para resolver esse problema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma breve revisão sobre as operações básicas da Matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Em seguida, deve apresente o conceito de equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser representadas na forma ax + b = c.Etapa 2 - Entender
Os estudantes devem criar um _template_ de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Na primeira etapa, os estudantes devem entender o conceito de equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser resolvidas utilizando as propriedades da igualdade. Utilize exemplos práticos para facilitar o entendimento dos estudantes.Etapa 3 - Esboçar
Na segunda etapa, os estudantes devem esboçar uma equação polinomial do 1º grau e resolvê-la utilizando as propriedades da igualdade. Mostre exemplos para os estudantes praticarem.Etapa 4 - Decidir
Na terceira etapa, os estudantes devem decidir qual propriedade da igualdade utilizar para resolver uma equação polinomial do 1º grau. Forneça exemplos para os estudantes praticarem.Etapa 5 - Prototipar e Testar
Na quinta etapa, os estudantes devem prototipar e testar uma equação polinomial do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade. Mostre exemplos para os estudantes praticarem.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e resolvendo dúvidas dos estudantes. Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em resolver equações polinomiais do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.
- Promover a interação entre os estudantes e o professor através da resolução de exemplos práticos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos estudantes em entender o conceito de equações polinomiais do 1º grau.
- Habilidade dos estudantes em resolver equações polinomiais do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade.
- Participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.
Ações do professor
- Fornecer exemplos práticos para os estudantes.
- Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.
- Encorajar os estudantes a resolverem os exemplos práticos por conta própria.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do _template_ de design sprint.
- Resolver os exemplos práticos por conta própria.
- Interagir com o professor e os colegas durante a resolução dos exemplos práticos.