Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Inicie a aula citando que as equações polinomiais do 1º grau são muito importantes na Matemática e também no cotidiano dos estudantes. Elas são utilizadas para resolver problemas que envolvem situações do dia a dia, como cálculo de preços, tempo, velocidade, entre outros. Por exemplo, se um estudante deseja saber quanto tempo levará para percorrer uma distância de 100km a uma velocidade de 80km/h, ele pode utilizar uma equação polinomial do 1º grau para resolver esse problema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve revisão sobre as operações básicas da Matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Em seguida, deve apresente o conceito de equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser representadas na forma ax + b = c.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os estudantes devem criar um _template_ de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Na primeira etapa, os estudantes devem entender o conceito de equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser resolvidas utilizando as propriedades da igualdade. Utilize exemplos práticos para facilitar o entendimento dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Na segunda etapa, os estudantes devem esboçar uma equação polinomial do 1º grau e resolvê-la utilizando as propriedades da igualdade. Mostre exemplos para os estudantes praticarem.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Na terceira etapa, os estudantes devem decidir qual propriedade da igualdade utilizar para resolver uma equação polinomial do 1º grau. Forneça exemplos para os estudantes praticarem.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Na quinta etapa, os estudantes devem prototipar e testar uma equação polinomial do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade. Mostre exemplos para os estudantes praticarem.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e resolvendo dúvidas dos estudantes. Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em resolver equações polinomiais do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.
  • Promover a interação entre os estudantes e o professor através da resolução de exemplos práticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos estudantes em entender o conceito de equações polinomiais do 1º grau.
  • Habilidade dos estudantes em resolver equações polinomiais do 1º grau utilizando as propriedades da igualdade.
  • Participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos para os estudantes.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do _template_ de design sprint.
  • Encorajar os estudantes a resolverem os exemplos práticos por conta própria.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do _template_ de design sprint.
  • Resolver os exemplos práticos por conta própria.
  • Interagir com o professor e os colegas durante a resolução dos exemplos práticos.