Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula citando como as equações polinomiais do 1º grau são fundamentais para a compreensão de diversos conceitos matemáticos, como a resolução de problemas envolvendo situações-problema do cotidiano. Cite que o objetivo da aula é que os alunos aprendam a resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, usando as propriedades da igualdade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância das equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.Etapa 2 - Estudo de caso
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles um estudo de caso para os alunos, que deverão analisar e identificar as informações relevantes para a resolução do problema. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. É importante que o estudo de caso deve ser escolhido conforme a realidade dos alunos, para que eles possam se identificar com a situação.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Os alunos irão criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso. O objetivo é que os alunos possam visualizar as informações de forma organizada e clara.Etapa 4 - Resolução do problema
Os alunos irão utilizar o _template_ de infográfico para resolver o problema apresentado no estudo de caso, usando as propriedades da igualdade e das equações polinomiais do 1º grau.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para o problema apresentado no estudo de caso, comparando as diferentes estratégias utilizadas e identificando possíveis erros.Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas
O professor irá apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que podem ser resolvidas utilizando equações polinomiais do 1º grau, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações reais.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos, incentivando a participação ativa e a colaboração em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do _template_ de infográfico.
- Incentivar a participação ativa e a colaboração em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso.
- Habilidade em utilizar as propriedades da igualdade e as equações polinomiais do 1º grau para resolver o problema.
- Participação ativa e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Selecionar um estudo de caso adequado à realidade dos alunos.
- Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Analisar e identificar as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso.
- Criar o _template_ de infográfico contendo as lacunas a serem preenchidas.
- Resolver o problema utilizando as propriedades da igualdade e as equações polinomiais do 1º grau.