Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando como as equações polinomiais do 1º grau são fundamentais para a compreensão de diversos conceitos matemáticos, como a resolução de problemas envolvendo situações-problema do cotidiano. Cite que o objetivo da aula é que os alunos aprendam a resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, usando as propriedades da igualdade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância das equações polinomiais do 1º grau e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles um estudo de caso para os alunos, que deverão analisar e identificar as informações relevantes para a resolução do problema. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. É importante que o estudo de caso deve ser escolhido conforme a realidade dos alunos, para que eles possam se identificar com a situação.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso. O objetivo é que os alunos possam visualizar as informações de forma organizada e clara.

  4. Etapa 4 - Resolução do problema

    Os alunos irão utilizar o _template_ de infográfico para resolver o problema apresentado no estudo de caso, usando as propriedades da igualdade e das equações polinomiais do 1º grau.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para o problema apresentado no estudo de caso, comparando as diferentes estratégias utilizadas e identificando possíveis erros.

  6. Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas

    O professor irá apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que podem ser resolvidas utilizando equações polinomiais do 1º grau, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações reais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos, incentivando a participação ativa e a colaboração em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do _template_ de infográfico.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso.
  • Habilidade em utilizar as propriedades da igualdade e as equações polinomiais do 1º grau para resolver o problema.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Selecionar um estudo de caso adequado à realidade dos alunos.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Analisar e identificar as informações relevantes para a resolução do problema apresentado no estudo de caso.
  • Criar o _template_ de infográfico contendo as lacunas a serem preenchidas.
  • Resolver o problema utilizando as propriedades da igualdade e as equações polinomiais do 1º grau.