Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre equações polinomiais do 2º grau, com foco na fatoração de expressões algébricas. Mostre exemplos práticos para os estudantes compreenderem os processos de fatoração e aplicá-los na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente a seguinte situação-problema aos alunos: "Em uma determinada região do mar, foi contabilizado um total de 200 mil animais, entre baleias, estrela-do-mar e peixe-espada. Verificou-se que o número de baleias era o triplo do de estrela-do-mar e o número de peixe-espada excedia em 10 mil unidades do total de baleias e estrela-do-mar. Pode-se dizer que o número de peixe-espada dessa região é?". Com os alunos, registre no quadro perguntas que possam ajudar a resolver este problema: “Como vocês ajudariam a calcular número de peixe-espada?”, “Por onde devemos começar para resolver o problema?", “Mais alguém com alguma outra ideia ou solução?”. Em seguida, oriente os alunos a pensarem em como poderiam representar a situação matematicamente, por meio de equações polinomiais do 2º grau.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Estimule o grupo a discutir sobre como resolver o problema a partir de diferentes equações polinomiais que representem a situação-problema apresentada na última aula. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Seleção de alternativas

    Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha a equação polinomial mais adequada para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Solução

    Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando a equação polinomial selecionada na etapa anterior, como também, uma ou mais equações equivalentes à escolhida por eles. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Após isso, retome os principais pontos apresentados pelos grupos na resolução dos problemas e na avaliação em pares, fazendo uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem ao longo desta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar equações polinomiais do 2º grau e representá-las matematicamente.
  • Promover a comunicação, a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico.
  • Potencializar as habilidades de organização e sistematização das informações.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução da situação-problema e na apresentação e discussão em grupo.
  • Capacidade de identificar equações polinomiais do 2º grau e representá-las matematicamente.
  • Criatividade nas soluções, clareza e objetividade na comunicação e pensamento crítico.
  • Capacidade de registrar, organizar e sistematizar informações.

Ações do professor

  • Apresentar a situação-problema envolvendo o tema da aula e contextualizar com exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas, inclusive tirando dúvidas.
  • Questionar os alunos sobre como representar a situação matematicamente e estimular a discussão em grupo.
  • Estimular o registro das ideias, a criatividade na busca de soluções, a organização e a sistematização das informações e a clareza e objetividade na comunicação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Identificar e selecionar as equações polinomiais do 2º grau mais adequadas para representar matematicamente e resolver a situação-problema.
  • Registrar a situação-problema, as alternativas geradas, as alternativas selecionadas e a solução encontrada em um diário de bordo.
  • Participar ativamente das atividades e discussão em grupo.
  • Preparar a apresentação, comunicar de forma clara e objetiva as informações e argumentar sobre as soluções encontradas.
  • Refletir criticamente sobre o processo de aprendizagem.