Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula relembrando que se trata da continuação do estudo das equações polinomiais do 2º grau. Cite que o objetivo da aula é aprofundar na fatoração de expressões algébricas e como isso pode nos ajudar a resolver problemas que envolvem equações polinomiais do 2º grau.

Exemplos práticos:

- Um fazendeiro precisa cercar um terreno retangular de 120 metros de perímetro. Sabendo que a largura do terreno é 20 metros, qual é o comprimento?

- Um objeto é lançado para cima com uma velocidade inicial de 20 m/s. Qual é a altura máxima que ele atinge antes de cair no chão?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são equações polinomiais do 2º grau. Aproveite para contextualizar o assunto aos alunos, mostrando exemplos práticos de situações em que essas expressões são utilizadas, além de tirar as dúvidas dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre equações polinomiais do 2º grau. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1: Jogo de cartas - os alunos irão jogar um jogo de cartas e terão que identificar expressões que representem uma equação polinomial de 2º grau.

    Estação 2: Desafio - os alunos terão que resolver um problema envolvendo equações polinomiais do 2º grau.

    Estação 3: Criação - os alunos terão que criar uma equação polinomial de 2º grau.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos de cálculos de equação polinomial de 2º grau. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as equações polinomiais de 2º grau. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fatoração de expressões algébricas.
  • Resolver problemas práticos que envolvem equações polinomiais do 2º grau.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de criar problemas envolvendo equações polinomiais do 2º grau.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação do _template_.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o conceito de equações polinomiais do 2º grau.
  • Orientar os alunos durante as estações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver as atividades propostas.
  • Apresentar uma solução para um dos problemas práticos resolvidos na estação 4.
  • Participar e colaborar nas atividades propostas.