Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As equações polinomiais do 2º grau são muito importantes na Matemática e têm diversas aplicações na vida cotidiana, como na resolução de problemas de física, química e engenharia. Nesta aula, vamos aprender a resolver equações polinomiais do 2º grau utilizando a fatoração e os produtos notáveis.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente um problema que envolva a resolução de uma equação polinomial do 2º grau, como por exemplo: "Um fazendeiro quer cercar um terreno retangular de 120 metros de perímetro. Se a largura do terreno é x metros, qual é o comprimento em metros?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para discutir e propor alternativas para a resolução do problema apresentado pelo professor. Eles podem utilizar recursos como papel e lápis, para fazer cálculos e desenhos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir as diferentes estratégias utilizadas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de equações polinomiais do 2º grau e mostre como a fatoração e os produtos notáveis podem ser utilizados para resolvê-las. Os alunos devem acompanhar e fazer anotações em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Atividade em Grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver uma série de problemas envolvendo equações polinomiais do 2º grau. Forneça os exercícios, oriente e acompanhe o trabalho dos grupos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os grupos devem apresentar suas soluções para os problemas propostos e discutir as diferentes estratégias utilizadas. Oriente discussão e esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente. Os alunos devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Habilidade de resolução de problemas
  • Estimular a cooperação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Habilidade de trabalho em grupo
  • Conhecimento sobre equações polinomiais do 2º grau

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas
  • Participação nas atividades em grupo
  • Registro adequado no diário de bordo
  • Participação das discussões

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar as atividades
  • Esclarecer dúvidas
  • Estimular a participação dos alunos
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo, propor soluções para os problemas
  • Registrar as atividades no diário de bordo
  • Participar das discussões e apresentações
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.