Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O objetivo é compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Etapa 1 - Apresentação do tema e seus subtópicos.
\- Apresente e explique o tema "Equações Polinomiais do 2º Grau" e seus subtópicos.\- Os alunos fazem anotações sobre o tema.
Etapa 2 - Resolução de problemas utilizando a fatoração.
\- Apresente os problemas que podem ser resolvidos utilizando a fatoração.\- Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem.
Etapa 3 - Acompanhando a Atividade
\- Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como resolver a atividade.Etapa 4 - Trocas de duplas
\- Troque um aluno de cada dupla, tente com que essa mudança seja com a dupla do lado ou detrás para ser algo rápido, para que novamente em dupla discutam sobre a resolução da atividade e revejam pontos de diferença e semelhança nas ideias.Etapa 5 - Apresentação dos resultados.
\- Depois da troca, peça para que os alunos voltem para suas duplas originais.\- Pergunte para a turma quais duplas querem trazer no quadro as resoluções dos problemas. Escolha entre 4 ou 5 duplas do ínicio da dinâmica apresenta os resultados dos problemas resolvidos.
Etapa 6 - Discussão dos resultados.
\- Estimule a discussão sobre os resultados apresentados pelas duplas.\- Os alunos colaboram entre si para entender melhor os processos de fatoração.
Etapa 7 - Avaliação final.
\- Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de fatoração de expressões algébricas.
- Compreender a relação entre produtos notáveis e fatoração.
- Resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
- Incentivar a troca de conhecimento em duplas
Critérios de avaliação
- Troca entre duplas.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fornecer exemplos práticos para apoiar o aprendizado.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.
- Resolver os problemas propostos utilizando a fatoração.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.