Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As equações polinomiais do 2º grau são muito importantes na Matemática e têm inúmeras aplicações em diversas áreas do conhecimento, como Física, Engenharia, Economia, entre outras. Elas podem ser encontradas em situações cotidianas, como no cálculo da trajetória de um objeto em queda livre, na determinação do ponto de equilíbrio de uma empresa ou na análise de um gráfico de vendas. Nesta aula, vamos trabalhar a resolução de equações polinomiais do 2º grau utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Os alunos irão criar um diário de bordo, no qual deverão registrar os problemas, as alternativas geradas e as soluções encontradas em grupo. Com isso, esperamos que os estudantes desenvolvam a habilidade de compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Equações Polinomiais do 2º Grau e explique como elas podem ser encontradas em situações cotidianas. Em seguida, irá explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de equação polinomial do 2º grau e explique como resolvê-la utilizando a fórmula de Bhaskara. Em seguida, os alunos irão realizar exercícios semelhantes em grupo.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão escolher um problema que possa ser representado por uma equação polinomial do 2º grau e registrar todo o processo de resolução no diário.Etapa 4 - Fatoração de expressões algébricas
Explique como fatorar expressões algébricas utilizando os produtos notáveis e como isso pode ser útil na resolução de equações polinomiais do 2º grau. Os alunos irão realizar exercícios em grupo para fixar o conteúdo.Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupo para resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau. Eles deverão registrar todo o processo de resolução no diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar o problema que escolheu e como chegou à solução, utilizando o diário de bordo como apoio. Avalie a participação dos alunos e a qualidade do trabalho apresentado.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a importância das equações polinomiais do 2º grau e como elas podem ser úteis na vida cotidiana. Ele também irá avaliar a metodologia utilizada e a participação dos alunos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do diário de bordo e na resolução dos problemas em grupo.
- Qualidade do trabalho apresentado no diário de bordo.
- Capacidade dos alunos em utilizar os produtos notáveis na fatoração de expressões algébricas e na resolução de equações polinomiais do 2º grau.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação dos alunos na criação do diário de bordo e na resolução dos problemas em grupo.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do trabalho apresentado.
- Fazer uma reflexão sobre a importância das equações polinomiais do 2º grau e como elas podem ser úteis na vida cotidiana.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do diário de bordo e da resolução dos problemas em grupo.
- Registrar todo o processo de resolução no diário de bordo.
- Utilizar os produtos notáveis na fatoração de expressões algébricas e na resolução de equações polinomiais do 2º grau.
- Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.
- Participar da reflexão sobre a importância das equações polinomiais do 2º grau.