Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As equações polinomiais do 2º grau são muito importantes na Matemática e têm diversas aplicações na vida cotidiana, como na resolução de problemas de física, química e engenharia. É importante que os alunos compreendam os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique sua importância.

  2. Etapa 2 - Mapa da empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam as necessidades e desejos dos usuários das equações polinomiais do 2º grau.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  3. Etapa 3 - Definição

    Os alunos devem definir o problema a ser resolvido, com base nas informações coletadas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos identifiquem as principais dificuldades dos usuários das equações polinomiais do 2º grau.

  4. Etapa 4 - Idealização

    Os alunos devem gerar ideias para resolver o problema identificado na etapa anterior. O objetivo é que os alunos desenvolvam soluções criativas e inovadoras para as dificuldades dos usuários das equações polinomiais do 2º grau.

  5. Etapa 5 - Prototipação

    Os alunos devem criar protótipos das soluções geradas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos testem e aprimorem suas ideias.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os alunos devem testar seus protótipos com os usuários das equações polinomiais do 2º grau. O objetivo é que os alunos avaliem a eficácia de suas soluções.

  7. Etapa 7 - Implementação

    Os alunos devem implementar as soluções que foram testadas e aprovadas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos apliquem suas ideias na prática.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o resultado de suas soluções com seu professor para entender suas construções e ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos processos de fatoração de expressões algébricas.
  • Criatividade e inovação na resolução de problemas matemáticos.
  • Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema a ser resolvido.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na geração de ideias.
  • Acompanhar o processo de prototipação e teste dos alunos.
  • Avaliar o resultado final das soluções propostas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Definir o problema a ser resolvido.
  • Gerar ideias para resolver o problema identificado.
  • Criar protótipos das soluções geradas.
  • Testar e avaliar as soluções propostas.