Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As equações polinomiais do 2º grau são muito importantes na Matemática e têm diversas aplicações na vida cotidiana, como na resolução de problemas de física, química e engenharia. É importante que os alunos compreendam os processos de fatoração de expressões algébricas e suas relações com os produtos notáveis para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são equações polinomiais do 2º grau e sua importância na Matemática e na vida cotidiana. Em seguida, apresente exemplos práticos de problemas que podem ser resolvidos com o uso dessas equações.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, que consiste em um problema que pode ser resolvido com o uso de equações polinomiais do 2º grau. Os alunos devem trabalhar em grupos para analisar o problema e identificar as informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Infográfico

    Os alunos devem criar um modelo de infográfico contendo espaços a serem preenchidas com as informações relevantes do estudo de caso. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de síntese e organização de informações. Disponibilize exemplos de modelos de infográficos para que os alunos preencham.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos devem preencher o infográfico com as informações importantes do estudo de caso, utilizando os conceitos de fatoração de expressões algébricas e produtos notáveis para resolver a equação polinomial do 2º grau.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando como chegaram às soluções do problema apresentado no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos e as diferentes abordagens utilizadas para resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas seguintes intencionalidades pedagógicas:

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas e produtos notáveis.
  • Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de fatoração de expressões algébricas e produtos notáveis.
  • Resolução correta do problema apresentado no estudo de caso.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de equações polinomiais do 2º grau e sua importância na Matemática e na vida cotidiana.
  • Apresentar um estudo de caso para os alunos resolverem em grupo.
  • Promover a discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para analisar o problema apresentado no estudo de caso.
  • Criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações relevantes do estudo de caso.
  • Preencher o infográfico com as informações relevantes do estudo de caso, utilizando os conceitos de fatoração de expressões algébricas e produtos notáveis para resolver a equação polinomial do 2º grau.