Aula sobre Equacoes Polinomiais Do 2 Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 2º grau são utilizadas para resolver problemas matemáticos que envolvem a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se um objeto é lançado para cima com uma determinada velocidade, é possível utilizar uma equação polinomial do 2º grau para calcular em que momento ele atinge o solo novamente.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Construa uma lista de exercícios sobre equações polinomiais do 2º grau para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios devem ser selecionados conforme o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Correção dos exercícios em sala

    Na próxima aula, corrija em aula os resultados dos exercícios trazidos pelos alunos. Uma possibilidade é que eles corrijam em lousa.

  3. Etapa 3 - Dúvidas e dificuldades

    Durante a correção identifique as principais dúvidas e dificuldades da turma e traga exemplos para esclarecer esses pontos.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    No quadro, construa com os alunos um mapa conceitual sobre equações polinomiais do 2º grau, utilizando papel e caneta. A ideia central do mapa conceitual deve ser "Equações Polinomiais do 2º Grau". Os alunos devem trazer, com o professor, em8 sub-ideias relacionadas ao tema central. Essas sub-ideias devem ser escritas em torno da ideia central, de forma organizada e clara.

  5. Etapa 5 - Níveis de Profundidade

    Cada sub-ideia deve ser desenvolvida em dois níveis de profundidade. No primeiro nível, os alunos devem explicar o conceito de forma resumida. No segundo nível, devem aprofundar o conceito, explicando exemplos práticos e resolvendo exercícios.

  6. Etapa 6 - Explicações e Dúvidas

    Após construir o mapa conceitual retome algum conceito que os alunos tiveram mais dificuldades ou trouxeram dúvidas.

  7. Etapa 7 - Registro

    Peça para que os alunos registrem o mapa conceitual em uma folha sulfite ou no caderno para terem como consulta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis
  • Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
  • Promover o trabalho colaborativo e a construção coletiva de conhecimento através da elaboração do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • A resolução das atividades enviadas para casa
  • Aprofundamento dos conceitos e exemplos práticos nos níveis de profundidade do mapa conceitual.
  • Registro adequado do mapa conceitual pelos alunos, evidenciando a compreensão dos conceitos abordados.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto das equações polinomiais do 2º grau para os alunos, relacionando com situações do cotidiano.
  • Preparar uma lista de exercícios adequada ao nível de conhecimento da turma.
  • Corrigir os exercícios em sala de aula, identificando as principais dúvidas e dificuldades dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual, estimulando a participação ativa e o trabalho colaborativo.
  • Promover discussões e esclarecer dúvidas durante a elaboração do mapa conceitual, aprofundando os conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Resolver os exercícios sobre equações polinomiais do 2º grau em casa, buscando compreender os conceitos e praticar a resolução de problemas.
  • Participar ativamente da correção dos exercícios em sala de aula, apresentando suas respostas e tirando dúvidas.
  • Contribuir na construção do mapa conceitual, sugerindo sub-ideias e participando da organização das informações.
  • Aprofundar os conceitos no mapa conceitual, explicando-os em dois níveis de profundidade e fornecendo exemplos práticos.
  • Registrar o mapa conceitual de forma organizada, utilizando-o como material de consulta para estudos futuros.