Equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical

Equipamentos culturais são instituições ou organizações como teatros, cinemas, bibliotecas, museus e galerias, que servem também como um espaço para a experiência musical. Vamos conhecer alguns equipamentos culturais nessa aula de Arte!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Existem diferentes equipamentos culturais que são usados como espaços de circulação musical. Qual alternativa apresenta exemplos destes equipamentos?

    A) Teatros, cinemas, bibliotecas e padarias.

    B) Teatros, cinemas, bibliotecas e galerias.

    C) Padarias, supermercados, farmácias e lojas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    A música é uma forma de expressão artística presente em diversas culturas e épocas. Ela pode ser encontrada em diferentes meios culturais, como rádio, televisão, internet, shows e festivais. Os alunos irão explorar e analisar criticamente os diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. Para isso, utilize a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro sobre jogo com perguntas e ações relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando a participação e a criatividade dos estudantes.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Os alunos irão explorar e analisar diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de analisar criticamente esses meios e equipamentos, entendendo como eles influenciam a circulação da música e do conhecimento musical. Para isso, utilize a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A música é uma das manifestações culturais mais presentes em nossas vidas. Ela está presente em diversos espaços, como rádios, televisão, internet, shows, entre outros. Explore os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. A ideia é que eles criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A música é uma manifestação cultural presente em diversas sociedades ao redor do mundo, e é uma das formas mais populares de expressão artística. Os alunos irão explorar e analisar diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical, a fim de compreender melhor como a música é produzida, distribuída e consumida. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    Os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. O objetivo é que os alunos compreendam como a música é produzida, distribuída e consumida em diferentes espaços e meios culturais. Para isso, utilize a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Explore os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Mostre como a música é difundida e como ela chega até nós. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar o tema, mostre como a música está presente em nosso cotidiano, seja por rádios, aplicativos de streaming, shows, festivais, entre outros. É importante demostrar como a música é produzida, distribuída e consumida para analisar criticamente esses processos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: