Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A música é uma manifestação cultural presente em diversas sociedades ao redor do mundo, e é uma das formas mais populares de expressão artística. Os alunos irão explorar e analisar diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical, a fim de compreender melhor como a música é produzida, distribuída e consumida. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Eles deverão registrar suas descobertas no diário de bordo, incluindo imagens, textos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Os grupos irão identificar problemas relacionados ao tema e registrar no diário de bordo. O professor irá orientar os alunos a pensar em questões como: quais são os principais desafios enfrentados pelos artistas para produzir e distribuir sua música? Como a tecnologia tem influenciado como a música é produzida e consumida?

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão propor alternativas para os problemas identificados na etapa anterior. Eles deverão registrar suas ideias no diário de bordo e discutir em grupo qual seria a melhor solução.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor solução para o problema identificado e apresentar para a turma. Eles deverão justificar sua escolha e explicar como a solução pode ser aplicada na prática.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar problemas e propor soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na identificação de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
  • Identificar problemas relacionados ao tema e propor soluções.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.