Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. O objetivo é que os alunos compreendam como a música é produzida, distribuída e consumida em diferentes espaços e meios culturais. Para isso, utilize a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize o assunto, utilizando exemplos de diferentes espaços e meios culturais de circulação da música, como shows, rádios, plataformas de streaming, lojas de discos, entre outros. Discuta também como a música é produzida e distribuída atualmente, com a facilidade de acesso à tecnologia e a internet. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema e registrá-lo em seu diário de bordo. Auxilie os alunos na identificação do problema, caso necessário.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior e registrá-las em seu diário de bordo. Auxilie os alunos na geração de alternativas, caso necessário.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema identificado e registrá-la em seu diário de bordo. Auxilie os alunos na escolha da melhor alternativa, caso necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os diferentes problemas, alternativas e soluções apresentados, refletindo sobre a importância da música e sua circulação em diferentes espaços e meios culturais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade, considerando a participação em grupo, a criatividade na identificação de problemas e geração de alternativas, a escolha da melhor solução e a apresentação do diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a importância da música e sua circulação em diferentes espaços e meios culturais.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo.
  • Criatividade na identificação de problemas e geração de alternativas.
  • Escolha da melhor solução.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Reflexão crítica sobre a importância da música e sua circulação em diferentes espaços e meios culturais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a atividade.
  • Auxiliar os alunos na identificação de problemas e geração de alternativas, caso necessário.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a importância da música e sua circulação em diferentes espaços e meios culturais.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Identificar um problema relacionado ao tema.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Escolher a melhor solução para o problema identificado.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar da discussão em grupo.