Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A música é uma forma de expressão artística presente em diversas culturas e épocas. Ela pode ser encontrada em diferentes meios culturais, como rádio, televisão, internet, shows e festivais. Os alunos irão explorar e analisar criticamente os diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. Para isso, utilize a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro sobre jogo com perguntas e ações relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando a participação e a criatividade dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar como será a metodologia ativa de gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão os materiais para a criação do mapa de registro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um meio cultural de circulação da música, como rádio, televisão, internet, shows e festivais. Eles deverão buscar informações sobre a história, a importância, os equipamentos utilizados e os artistas que se destacam em cada meio.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de registro (imagem em anexo) para um jogo que envolve a semiótica. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’,’ Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma, explicando as etapas e os objetivos do jogo. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de circulação da música e a importância de cada meio cultural. Os alunos deverão analisar criticamente as informações apresentadas e discutir sobre as vantagens e desvantagens de cada meio.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre alunos a continuarem explorando e analisando criticamente os diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação e avaliação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do mapa de registro.
  • Clareza das regras e dos objetivos do jogo.
  • Relevância das perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Participação e colaboração na avaliação dos jogos dos outros grupos.
  • Análise crítica e reflexão sobre os diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa de gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer os materiais necessários para a criação do jogo.
  • Promover a discussão em grupo sobre as diferentes formas de circulação da música e a importância de cada meio cultural.
  • Avaliar a criatividade, a clareza das regras e a relevância das perguntas e ações dos jogos criados pelos alunos.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando e analisando criticamente os diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um meio cultural de circulação da música.
  • Participar ativamente da criação do mapa de registro em grupo.
  • Apresentar o mapa de registro criado para a turma e avaliar os dos outros grupos.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferentes formas de circulação da música e a importância de cada meio cultural.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas e discutir sobre as vantagens e desvantagens de cada meio.