Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de analisar criticamente os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Faça uma breve discussão em sala de aula para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.Etapa 2 - Estação por Rotações
Estação 1 - EquipamentosOs alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão explorar diferentes equipamentos utilizados na circulação da música, como caixas de som, fones de ouvido, instrumentos musicais, entre outros. Os alunos deverão analisar criticamente a qualidade desses equipamentos e como eles influenciam a circulação da música.
Estação 2 - Meios culturais
Na estação 2, os alunos irão explorar diferentes meios culturais de circulação da música, como rádio, televisão, internet, entre outros. Os alunos deverão analisar criticamente como esses meios culturais influenciam a circulação da música e como eles podem ser utilizados para disseminar o conhecimento musical.
Estação 3 - Espaços de circulação musical
Na estação 3, os alunos irão explorar diferentes espaços de circulação musical, como teatros, casas de shows, festivais, entre outros. Os alunos deverão analisar criticamente como esses espaços influenciam a circulação da música e como eles podem ser utilizados para disseminar o conhecimento musical.
Etapa 3 - Síntese
Os alunos retornarão para a sala de aula e farão uma síntese das análises realizadas em cada estação. Medie uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas reflexões e conclusões sobre o tema.Etapa 4 - Atividade de fixação
Os alunos deverão produzir um texto reflexivo sobre o tema, utilizando as análises realizadas nas estações como base. Oriente os alunos sobre a estrutura do texto e os critérios de avaliação.Etapa 5 - Encerramento
Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância de analisar criticamente os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar criticamente diferentes equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Estimular a reflexão sobre a importância da circulação da música e do conhecimento musical.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica dos equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Qualidade do texto reflexivo produzido pelos alunos.
- Participação e colaboração nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da análise crítica dos equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Orientar e mediar as discussões em grupo.
- Avaliar os textos reflexivos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Analisar criticamente os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Produzir um texto reflexivo sobre o tema.