Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música é uma das manifestações culturais mais presentes em nossas vidas. Ela está presente em diversos espaços, como rádios, televisão, internet, shows, entre outros. Explore os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. A ideia é que eles criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

  1. Etapa 1 - Conteúdo teórico

    Os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados sobre o equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir e ler os conteúdos e fazer anotações sobre o que acharam mais importante.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula. Os alunos irão discutir sobre o que viram e o que acharam interessante.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que eles possam avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Cada grupo deverá trazer exemplos para compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar seus exemplos para a turma. Os demais alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os exemplos apresentados e sobre os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. O objetivo é que eles possam analisar criticamente esses elementos e desenvolver a habilidade proposta.

  7. Etapa 7 - Avaliação individual

    Cada aluno deverá preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs individualmente, avaliando a atividade e o desenvolvimento do tema.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da habilidade desenvolvida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autocrítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade dos exemplos apresentados.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Análise crítica dos equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
  • Avaliação individual da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Encerrar a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar exemplos para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema.