Aula sobre Equipamentos Meios Culturais E Espacos De Circulacao Musical
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A música é uma das manifestações culturais mais presentes em nossas vidas. Ela está presente em diversos espaços, como rádios, televisão, internet, shows, entre outros. Explore os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. A ideia é que eles criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
Etapa 1 - Conteúdo teórico
Os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados sobre o equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir e ler os conteúdos e fazer anotações sobre o que acharam mais importante.Etapa 2 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema da aula. Os alunos irão discutir sobre o que viram e o que acharam interessante.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que eles possam avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. Cada grupo deverá trazer exemplos para compartilhar com a turma.Etapa 5 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo irá apresentar seus exemplos para a turma. Os demais alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os exemplos apresentados e sobre os equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical. O objetivo é que eles possam analisar criticamente esses elementos e desenvolver a habilidade proposta.Etapa 7 - Avaliação individual
Cada aluno deverá preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs individualmente, avaliando a atividade e o desenvolvimento do tema.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da habilidade desenvolvida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autocrítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade dos exemplos apresentados.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Análise crítica dos equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Avaliação individual da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Mediar a discussão em grupo.
- Encerrar a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre equipamentos, meios culturais e espaços de circulação musical.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar exemplos para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema.